Usina

Gestão Ambiental A- A+

A CGT Eletrosul tem o compromisso de implantar e manter seus ativos operacionais com absoluta observância às legislações ambientais e respeito às populações abrangidas pelos seus empreendimentos. Para tanto, segue as diretrizes da Política Ambiental das Empresas Eletrobras, aplicadas em conformidade com o desenvolvimento técnico-científico, as demandas políticas e sociais e acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção do Clima, a Agenda 21 e o Protocolo de Quioto. A CGT Eletrosul se empenha em preservar o meio ambiente com ações concretas, fazendo sua parte para oferecer um mundo melhor às próximas gerações.

 

Política Ambiental Eletrobras

A Política Ambiental das Empresas Eletrobras tem o objetivo de orientar o tratamento das questões ambientais em consonância com os princípios da sustentabilidade. Está estruturada em três níveis, “Princípios” e “Diretrizes Gerais”, que sintetizam a essência do compromisso ambiental das Empresas Eletrobras, e “Diretrizes Específicas”, que procuram dar uma dimensão operacional adequada às necessidades advindas das práticas da gestão ambiental. 

Foi elaborada em 2006 e passou por revisões em 2010, 2013, 2016 e 2019 com o intuito de contemplar em seu escopo os principais temas e disciplinas integrantes do cotidiano da gestão ambiental praticada pelas empresas Eletrobras. As atualizações são discutidas e aprovadas no âmbito do Comitê de Meio Ambiente das Empresas Eletrobras. Confira aqui a versão 4.0 da Política Ambiental .

Política de Sustentabilidade Eletrobras

Visando o equilíbrio econômico-financeiro, social e ambiental de suas operações, foi criada, em 2010, a Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras , que norteia as ações de sustentabilidade empresarial da holding. O documento, elaborado por representantes de todas as empresas, contém itens relacionados à responsabilidade social, meio ambiente, solidez econômico-financeira e governança corporativa. Também aponta as responsabilidades das diretorias e comitês de sustentabilidade das Empresas Eletrobras e das unidades organizacionais.


Declaração de Compromisso sobre Mudanças Climáticas 

A Declaração de Compromisso da Eletrobras sobre Mudanças Climáticas demonstra o alinhamento da holding com as tendências mundiais de sustentabilidade empresarial e com as atuais exigências do mercado e da sociedade. Entre os compromissos assumidos no documento estão assegurar a implementação de ações de gestão das emissões de gases de efeito estufa, dar prioridade a projetos de energia renovável e atuar no fomento a estudos relativos às mudanças climáticas, com o objetivo de identificar e compreender seus impactos no setor elétrico brasileiro e buscar novas tecnologias para minimizá-los.

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa  

A elaboração de inventários de gases de efeito estufa é o primeiro passo para que uma empresa possa contribuir para o combate às mudanças climáticas e visualizar oportunidades de novos negócios no mercado de carbono, atrair novos investimentos e planejar processos que garantam eficiência econômica, energética ou operacional. A CGT Eletrosul assume conjuntamente com a Eletrobras o compromisso de demonstrar transparência da atuação empresarial.

A partir do diagnóstico garantido pelo inventário, as empresas podem estabelecer estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa, engajando-se na solução desse enorme desafio para a sustentabilidade global.

Os inventários das empresas Eletrobras seguem a metodologia do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas - IPCC (2006) e as diretrizes do GHG Protocol, padrão corporativo de contabilização e reporte de emissões. 

A publicação anual do inventário é um compromisso da Eletrobras, alinhado à sua Política de Sustentabilidade. Clique nos links abaixo para acessar as informações:

2021  | 2020 | 2019  | 2018  |  2017  |  20162015  |  2014  |  2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2003 a 2008


Inventário Ambiental

A empresa torna público seu   Inventário Ambiental. A prática de elaborar inventários demonstra a responsabilidade da companhia em relação às questões ambientais e torna transparente seu compromisso com a gestão ambiental corporativa.

2020  |  2019


Campanha contra Queimadas 

A CGT Eletrosul desenvolve a Campanha Anual Contra Queimadas, que busca informar a população sobre os riscos de atear fogo em áreas próximas às linhas de transmissão e subestações, a fim de evitar desligamentos no sistema. Realizado em todos os estados de atuação, principalmente no período de maior incidência de queimadas, entre os meses de maio e novembro, o trabalho de conscientização é feito junto aos moradores por meio de visitas domiciliares e distribuição de material informativo. Em caso de dúvidas sobre a prevenção de queimadas, entre em contato com a CGT Eletrosul por meio do telefone 0800 048 8048.


Ações Socioambientais 

A responsabilidade socioambiental norteia a atuação da CGT Eletrosul em seus negócios de geração e transmissão. Continuamente, a empresa desenvolve iniciativas buscando minimizar os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade. Todas as ações são coordenadas, acompanhadas e divulgadas pela empresa no entorno de seus empreendimentos.


Ações Sustentáveis 

A CGT Eletrosul desenvolve iniciativas voltadas à sustentabilidade que demonstram sua responsabilidade e compromisso com a gestão ambiental corporativa. Conheça alguns projetos implantados:

 

  Chamada Pública para Coleta de Resíduos Recicláveis da Sede

Ocorre no período de 11 a 29 de julho, visando habilitar associações e cooperativas de catadores de materiais para a coleta de resíduos recicláveis descartados na Sede da CGT Eletrosul, em Florianópolis (SC). 

 

  Projeto Composta CGT Eletrosul

O projeto Composta CGT Eletrosul já surtiu os resultados propostos desde sua implantação, em agosto de 2021, na Sede em Florianópolis (SC). Após seis meses, foram produzidos cerca de 1.000 kg de composto sólido, bem como 3.000 litros de composto líquido. Todos os resíduos orgânicos direcionados à compostagem são provenientes do restaurante, das máquinas de café, das copas e dos serviços de jardinagem, que representam cerca de 1.500 kg todos os meses. Além disso, foi instalada uma horta no local, sendo cultivadas hortaliças, temperos, outros alimentos e flores. Desde o início, a intenção foi norteada para estabelecer como meta a redução de resíduos orgânicos destinados ao aterro sanitário de Biguaçu, na região da Grande Florianópolis.

 

  Projeto de Captação da Água Pluvial

A CGT Eletrosul implantou um projeto de captação de água pluvial na sua sede com o objetivo de fomentar a adoção de práticas sustentáveis. Utilizando parte do telhado da Casa de Jardinagem, o projeto de captação de água da chuva é responsável por fornecer água para regar a horta do projeto Composta CGT Eletrosul. Conheça as etapas para implantar esse projeto na sua residência e simule os custos:


Interferências Eletromagnéticas e Uso de Faixa de Servidão  

Consulte  aqui  informações sobre interferências eletromagnéticas, uso da faixa de servidão e a convivência com linhas de transmissão de energia.


  Canal Ambiental:  gestaoambiental@cgteletrosul.com.br

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube