A matriz energética da CGT Eletrosul é diversificada, proveniente das fontes hídrica, térmica, eólica e solar, totalizando 2 GW de capacidade instalada – energia suficiente para atender ao consumo de 12 milhões de pessoas.
HIDRELÉTRICA
No segmento de geração, a CGT Eletrosul opera sete hidrelétricas próprias e em parceria, que totalizam 1.537 MW de capacidade instalada, correspondente à participação da empresa nos empreendimentos.
Hidrelétricas Corporativas:
Hidrelétricas em Parceria:
Empreendimentos Hidrelétricos (consulte aqui)
Clique aqui e acesse informações sobre a segurança das barragens da CGT Eletrosul. Conheça a legislação sobre o tema, a Política de Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras e os Planos de Ação de Emergência (PAEs). Além disso, você também encontra respostas às perguntas mais frequentes.
TERMELÉTRICA
No Rio Grande do Sul, a CGT Eletrosul opera a Termelétrica Candiota III (Fase C), com 350 MW de capacidade instalada de geração, a partir do aproveitamento do carvão mineral abundante na região da Metade Sul do estado. Em operação comercial desde de janeiro de 2011, no município de Candiota (RS), a usina passou por uma ampla reforma e modernização em 2019, garantindo maior eficência ao empreendimento. No mês de abril, a termelétrica retomou a geração, oferecendo energia firme para o atendimento do mercado nacional e impactando positivamente a economia gaúcha. Tudo isso, acompanhado por um elevado controle de emissões atmosféricas e a continuidade de programas ambientais.
Termelétrica Candiota III (consulte aqui)
EÓLICA
Na geração de energia a partir dos ventos, a CGT Eletrosul é uma das maiores investidoras na região Sul do País. Somente no Rio Grande do Sul, foram investidos aproximadamente R$ 1 bilhão em empreendimentos eólicos que totalizam 199,5 MW de capacidade instalada, correspondente à participação acionária da CGT Eletrosul.
Empreendimentos Eólicos (consulte aqui)
Complexo Eólico Cerro Chato
Em operação plena desde dezembro de 2011, o Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, foi o primeiro empreendimento da empresa nesse segmento, com 90 MW. O complexo eólico foi ampliado em mais 127 MW com a construção de outros oito parques, que entraram em operação comercial entre 2013 e 2015. O empreendimento completo possui 11 parques eólicos com 108 aerogeradores e capacidade instalada de 217 MW - energia suficiente para atender mais de 1 milhão de consumidores.
Parque Eólico Coxilha Negra
O novo empreendimento eólico da CGT Eletrosul, que será implantado no município de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, terá a capacidade instalada de 302,4 MW – energia equivalente ao consumo de uma região com 1,7 milhão de habitantes. Os investimentos no Parque Eólico Coxilha Negra estão estimados em R$ 2,1 bilhões. O projeto conta com licença ambiental de instalação, emitida pelo Ibama. As obras foram iniciadas no segundo semestre de 2022. O início da operação está previsto para 2024. A energia gerada será comercializada no Mercado Livre.
SOLAR
Reafirmando sua posição de vanguarda no incentivo ao desenvolvimento de fontes alternativas de energia, a sede administrativa da CGT Eletrosul, em Florianópolis (SC), foi transformada em um complexo de geração fotovoltaica – o maior da América Latina integrado a um edifício. A Usina Megawatt Solar (1 MWp) produz energia suficiente para atender a aproximadamente 540 residências. Vídeo
A mais recente meta da CGT Eletrosul no segmento é prospectar investimentos em usinas solares não só fotovoltaicas, mas também de concentração. Junto a empreendimentos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a empresa instalou estações solarimétricas para iniciar estudos de viabilidade técnica e financeira.
Departamento de Engenharia de Geração
(48) 3231-7601