Subestação

Geração A- A+

A matriz energética da Eletrobras CGT Eletrosul é diversificada, proveniente das fontes hídrica, eólica e solar, totalizando 1,2 GW de capacidade instalada – energia renovável suficiente para atender ao consumo de 7 milhões de pessoas.

 

GERAÇÃO HIDRELÉTRICA

O portfólio da Eletrobras CGT Eletrosul é composto por cinco usinas hidrelétricas próprias e em parceria, que totalizam 337,07 MW de capacidade instalada, correspondente à participação acionária da empresa nos empreendimentos.

 

Hidrelétricas Corporativas:

  • UHE Passo São João (77 MW) | Rio Grande do Sul
  • UHE  São Domingos (48 MW) | Mato Grosso do Sul
  • PCH João Borges (19 MW) | Santa Catarina
  • PCH Barra do Rio Chapéu (15,15 MW) | Santa Catarina

Hidrelétricas em Parceria:

 

 Empreendimentos Hidrelétricos (consulte aqui)


Segurança de Barragens

Clique aqui e acesse informações sobre a segurança das barragens da Eletrobras CGT Eletrosul. Conheça a legislação sobre o tema, a Política de Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras e os Planos de Ação de Emergência (PAEs). Além disso, você também encontra respostas às perguntas mais frequentes.


GERAÇÃO EÓLICA

No Rio Grande do Sul, a Eletrobras CGT Eletrosul é proprietária do Complexo Eólico Cerro Chato (163,2 MW), composto por 81 aerogeradores distribuídos em sete parques. Após a implantação do novo Parque Coxilha Negra (302,4 MW), a empresa alcançará a marca de 465,6 MW em geração eólica. Esse montante de energia equivale ao atendimento de 2,4 milhões de consumidores.

Empreendimentos Eólicos (consulte aqui)

 

Complexo Eólico Cerro Chato

Em operação desde 2011, o Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento (RS), foi o primeiro empreendimento da empresa nesse segmento, inicialmente com 90 MW. O complexo eólico foi ampliado em mais 48 MW, com a construção de outros três parques que entraram em operação comercial em 2015. No mesmo ano, foi iniciada a operação do Parque Ibirapuitã I (25,2 MW). O empreendimento completo integra sete parques eólicos com 81 aerogeradores e capacidade instalada de 163,2 MW - energia suficiente para atender mais de 920 mil consumidores.

 

Parque Eólico Coxilha Negra 

O novo empreendimento eólico da Eletrobras CGT Eletrosul, em implantação no município de Sant’Ana do Livramento (RS), terá a capacidade instalada de 302,4 MW – energia equivalente ao atendimento de uma região com 1,5 milhão de consumidores. Os investimentos no Parque Eólico Coxilha Negra estão estimados em mais de R$ 2 bilhões. Para interligar os aerogeradores e escoar a energia gerada, será construído um sistema de transmissão de uso exclusivo do empreendimento. As obras foram iniciadas agosto de 2022 e a operação está prevista para 2024. A energia gerada será comercializada no no Ambiente de Contratação Livre.


GERAÇÃO SOLAR

Reafirmando sua posição de vanguarda no incentivo ao desenvolvimento de fontes alternativas de energia, a sede administrativa da Eletrobras CGT Eletrosul, em Florianópolis (SC), foi transformada em um complexo de geração fotovoltaica – o maior da América Latina integrado a um edifício.

 

 Usina Megawatt Solar (1 MWp): produz energia suficiente para atender a aproximadamente 540 residências. 

Vídeo do Projeto

 

A mais recente meta da Eletrobras CGT Eletrosul no segmento é prospectar investimentos também em usinas solares de concentração. Junto a empreendimentos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a empresa instalou estações solarimétricas para iniciar estudos de viabilidade técnica e financeira.


 

Departamento de Engenharia de Geração
(48) 3231-7601

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube