Torres

Gestão Ambiental A- A+

O projeto Composta CGT Eletrosul, que iniciou em agosto de 2021, integra o aproveitamento de resíduos orgânicos que eram descartados anteriormente em aterro sanitário, conscientização ambiental, compostagem, captação de água da chuva e horta. O projeto Composta CGT Eletrosul é referência de aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Por meio do projeto, os resíduos orgânicos gerados na Sede, em Florianópolis (SC),  provenientes do restaurante, das máquinas de café, das copas e dos serviços de jardinagem são integralmente reaproveitados e transformados em adubo e biofertilizante.

Considerando que os orgânicos representam a maior fração dos resíduos enviados a aterros sanitários, vários são os benefícios do projeto: desde a redução da quantidade de resíduo destinada ao aterro, a reintrodução na cadeia produtiva, a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa, até a educação ambiental dos visitantes e doação de alimentos.

Além da compostagem, foi instalada uma horta ao lado do pátio de compostagem, sendo cultivadas hortaliças, temperos, outros alimentos e flores. Desde o início, a intenção foi norteada para estabelecer como meta a redução de resíduos orgânicos destinados ao aterro sanitário de Biguaçu, na região da Grande Florianópolis.

 

Resultados: 

Promovido como piloto na sede da CGT Eletrosul, o projeto deve ser replicado em outras regiões de atuação da companhia. Em um ano, a ação demonstrou resultados surpreendentes: foram desviados do aterro sanitário 18,6 toneladas de resíduos orgânicos, que geraram 3,7 toneladas de adubo de alta qualidade para a produção de alimentos na horta e composto líquido utilizado na jardinagem.

Recentemente, também foi firmada parceria com a Associação Casa São José, localizada no bairro da Serrinha, para destinação dos alimentos orgânicos. Alunos da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, no Pantanal, também receberam doações de hortaliças e participaram de atividades de educação ambiental.

Esta é mais uma iniciativa da CGT Eletrosul em prol da sustentabilidade, contribuindo para o alcance de oito dos 17 ODS e para a meta de Lixo Zero definida pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. O projeto é uma parceria da Divisão de Gestão e Manutenção Predial, Segurança Patrimonial e de Bens Patrimoniais e do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária, com orientação técnica do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).
 

  Conheça o ciclo completo da reciclagem de orgânicos

 

 Horta orgânica e compostagem instaladas no pátio da Sede
( Fotos Raphael do Patrocinio e Christian Teixeira )
 

    Canal Ambiental:  gestaoambiental@cgteletrosul.com.br
 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube