Subestação

Reconhecimentos A- A+

 
ANO 2022


Maiores do Sul 
Considerado o mais importante ranking regional de empresas do Brasil e divulgado pela Revista Amanhã, a publicação 500 Maiores do Sul apresentou seus destaques, em Porto Alegre (RS). Na edição publicada em 2022, ano base 2021, a CGT Eletrosul ocupou a 22ª posição geral e figurou como a 6ª companhia na lista das maiores empresas de energia da região Sul.

Selo de Signatário ODS 2022
CGT Eletrosul renovou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e conquistou por mais um ano consecutivo o Selo de Signatário ODS 2022, do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. O reconhecimento é conferido às organizações que promoveram ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta posição, a empresa tem o papel de disseminar e promover ações correspondentes aos ODS, a partir de diretrizes estaduais.

Semana ODS na Prática 
Uma iniciativa que integra o aproveitamento de resíduos orgânicos que eram descartados anteriormente em aterro sanitário, conscientização ambiental, compostagem, captação de água da chuva e horta. Esse é o projeto Composta CGT Eletrosul, um dos cases apresentados na Semana ODS na Prática como referência de aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Promovido pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina, do qual a CGT Eletrosul é signatária, o evento acontece anualmente na última semana de setembro, em comemoração à adesão do Brasil à Agenda 2030.

Programa na Mão Certa 
CGT Eletrosul recebeu reconhecimento da organização Childhood Brasil por cumprir todos os requisitos do Programa na Mão Certa de 2022. A certificação assegura a responsabilidade social da empresa e a priorização dos direitos humanos como pilares fundamentais de sua atuação. Como parceira do Mão Certa e signatária do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, a CGT Eletrosul participa de diversas ações de conscientização.

Compromisso Lixo Zero 
CGT Eletrosul assinou o Compromisso Lixo Zero para a Sede, em Florianópolis (SC), dando início ao processo de certificação validado pela ZWIA (Zero Waste International Alliance). O documento reúne onze princípios para redução do impacto ambiental. Entre as iniciativas implementadas destacam-se a compostagem de orgânicos, a utilização de copos retornáveis, chamada pública para associações de catadores de materiais recicláveis, dentre outras.

Selo Ouro na Gestão de Emissões de GEEs 
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) das Empresas Eletrobras (ano base 2021) recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, como reconhecimento pelo alcance do mais alto nível de qualificação pelo reporte na Plataforma de Registro Público da Fundação Getúlio Vargas. O inventário é elaborado no âmbito do Grupo de Trabalho Estratégia Climática, vinculado ao Comitê de Meio Ambiente das Empresas Eletrobras, o qual a CGT Eletrosul integra por meio do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária.

Premiação da Fundação Coge
Três artigos de autoria de profissionais da CGT Eletrosul foram apresentados no 21º Seminário de Planejamento Econômico-Financeiro e de Regulação do Setor Energético Brasileiro (SEPEF), promovido pela Fundação Coge, no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Dois trabalhos da empresa ficaram em primeiro e segundo lugar no Prêmio Paulo Sérgio Petis Fernandes.

Prêmio Cier de Inovação 
Projeto pioneiro da Casa Eficiente da CGT Eletrosul ficou entre os vencedores da etapa nacional do Prêmio CIER de Inovação 2022. A iniciativa foi reconhecida com o terceiro lugar na categoria “Descarbonização”. Organizada pelo Comitê Brasileiro (Bracier) da Comissão de Integração Energética Regional (Cier), a premiação representa um importante incentivo à inovação no setor elétrico.

Grand Prix Senai de Inovação 
Conter o avanço do sedentarismo entre empregados, especialmente entre profissionais que desempenham atividades administrativas - este foi o desafio proposto pela CGT Eletrosul a jovens participantes do Grand Prix de Inovação, promovido pelo Senai e Junior Achievement Brasil. A CGT Eletrosul foi empresa parceira do evento que reuniu 60 estudantes do curso de Aprendizagem Industrial. Participaram das atividades as unidades do Senai de Florianópolis, São José, Palhoça e Tijucas, para propor soluções ao desafio corporativo.

Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras 
Dez projetos inovadores desenvolvidos por profissionais da CGT Eletrosul foram classificados para a etapa nacional do 2º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras. A iniciativa tem foco em experiências executadas e com benefícios mensuráveis, com o objetivo de consolidar a cultura de inovação interna. A disputa contou duas categorias: Soluções Desenvolvidas por Empregados, com seis selecionados, e Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D+I), com quatro classificados.

Olimpíada Nacional de Inovação em Energia
Seis profissionais da CGT Eletrosul participaram da etapa final da III Olimpíada Nacional de Inovação em Energia, promovida pelas Empresas Eletrobras. Nove soluções chegaram à fase final e, entre seus idealizadores, estavam dois empregados da CGT Eletrosul. Com foco em transição energética, as propostas finalistas receberão investimentos para desenvolver protótipos, validar hipóteses e se tornarem novos negócios, por meio de programas de aceleração.

Auditoria Inmetro 
O Laboratório de Metrologia Elétrica da CGT Eletrosul (LAMEE) obteve excelente resultado em auditoria da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. A avaliação destacou a instalação como uma das cinco melhores do país. A ação consiste no reconhecimento legal da competência de laboratórios de ensaio e calibração, avaliados segundo a norma NBR ISO/IEC 17025.

Exercício Guardião Cibernético 
Com o objetivo de aperfeiçoar a proteção de setores estratégicos brasileiros, a 4ª edição do Exercício Guardião Cibernético 4.0 (EGC 4.0), iniciativa promovida pelo Ministério da Defesa, contou com a participação da CGT Eletrosul. O evento, realizado no mês de agosto, em Brasília (DF), é considerado o maior em defesa cibernética do Hemisfério Sul.

 


HISTÓRICO

 

 CGT Eletrosul

ANO 2021

Maiores do Sul 

Considerado o mais importante ranking regional de empresas do Brasil e divulgado pela Revista Amanhã, a publicação 500 Maiores do Sul apresentou seus destaques. Na edição 2021, ano base 2020, a CGT Eletrosul ocupou a 19ª posição geral e figurou como a 4ª companhia na lista das maiores empresas de Energia do Sul. Para a classificação, a Revista Amanhã e a PwC desenvolveram um indicador que reflete o tamanho e o desempenho das empresas, a partir de um cálculo que observa o patrimônio, a receita e o lucro.

Cerficação do Indicador de Governança (IG-Sest)
Em 2021, a CGT Eletrosul conquistou um importante reconhecimento do Governo Federal. A companhia recebeu a Certificação Nível 2 do Indicador de Governança (IG-Sest) 5º Ciclo. Trata-se de um relevante instrumento de acompanhamento contínuo do cumprimento de diversos dispositivos legais e de boas práticas de governança pelas empresas estatais federais de controle direto da União e subsidiárias selecionadas. A avaliação apoia e promove iniciativas de modo que todas as empresas possam cumprir integralmente a Lei nº 13.303 de 2016, conhecida como Lei das Estatais. A metodologia aplicada pelo IG-Sest é composta pelas seguintes dimensões: Governança – Conselhos e Diretoria, Transparência e Gerenciamento de Riscos e Controles.

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção 
A CGT Eletrosul obteve o nível mais alto de aderência às boas práticas de Compliance e ao poder de regulação no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. O diagnóstico foi elaborado na Plataforma e-Prevenção do Tribunal de Contas da União (TCU). A partir das respostas de 33 questões, com apresentação de cerca de 160 evidências reunidas por oito áreas da empresa, foi avaliado o desempenho da organização quanto à adesão às boas práticas de prevenção à fraude e à corrupção. A companhia superou, ainda, o mínimo esperado nos mecanismos avaliados, com destaque para detecção, investigação e monitoramento, que alcançaram o nível avançado de implementação de boas práticas de controle.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça
O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, concedeu o Selo da 6ª edição à CGT Eletrosul. O reconhecimento é promovido pelo Governo Federal, em parceria com a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho – OIT. A iniciativa nasceu para disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional das empresas buscando alcançar relações de trabalho mais igualitárias.

Selo de Confiança da B3 
Criado para proporcionar maior transparência às negociações de contratos de compra e venda de energia elétrica, o Selo de Confiança da B3 (antiga Bovespa) para o mercado de energia foi conferido à CGT Eletrosul na classificação nível 3 – a mais alta categoria da certificação. A condecoração favorece transparência nas informações, formação de preços e gestão de riscos no mercado livre de energia, tornando este ambiente de negócios mais eficiente e atrativo. Este reconhecimento atesta o alto padrão de governança e lisura da CGT Eletrosul, garantindo ainda mais segurança às atividades de comercialização de energia elétrica.

Certificado de Responsabilidade Social
A CGT Eletrosul foi contemplada com o Certificado de Responsabilidade Social 2021, concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O objetivo é reconhecer instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social relativo ao ano de 2020. O objetivo da iniciativa é destacar instituições estabelecidas em território catarinense que promovam a transparência nas relações institucionais e demonstrem comprometimento com o bem-estar dos empregados e da população, e com a preservação ambiental. A seleção dos vencedores foi realizada pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil.

Somos ODS - Selo de Signatário 2021
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina concedeu à CGT Eletrosul o Selo de Signatário 2021. Este reconhecimento é conferido às organizações que tenham honrado os compromissos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ano anterior. Nesta posição, a empresa tem o papel de disseminar e promover ações correspondentes aos 17 ODS a partir de diretrizes estaduais.

Prêmio ODS Santa Catarina
O projeto Casa Eficiente, da CGT Eletrosul, foi reconhecido com menção honrosa pelo Prêmio ODS Santa Catarina. A iniciativa consiste na valorização de ações, realizadas por signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A homenagem aconteceu durante o Fórum Brasil ODS 2021, realizado em Florianópolis (SC). O evento contou com a participação de agências da ONU como a FAO, a Rede Brasil do Pacto Global e do PNUD. Finalista no Prêmio ODS SC 2021, na categoria Empresas, o projeto Casa Eficiente funciona como ambiente para a demonstração e para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa no âmbito da construção civil.

1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras
Profissionais que apresentaram alternativas e benefícios através de projetos foram reconhecidos pelo 1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras. A CGT Eletrosul teve dois trabalhos agraciados. Na categoria Socioambiental, em soluções de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), a empresa conquistou o 2º lugar com o estudo “Ferramenta computacional de prognóstico e diagnóstico da qualidade do ar da região de Candiota (RS)”. Ainda na categoria Socioambiental, mas em soluções de profissionais das Empresas Eletrobras, a CGT Eletrosul ficou em 3º lugar com o projeto “Avaliação de risco estrutural e operacional para linhas de transmissão considerando os impactos da mudança do clima”.

II Olimpíada Nacional da Inovação das empresas Eletrobras 
Após votação popular e análise de uma banca especializada, o projeto “Monitora” conquistou o primeiro lugar na II Olimpíada Nacional da Inovação das Empresas Eletrobras. Duas empregadas da CGT Eletrosul integraram a equipe que desenvolveu a iniciativa vencedora. Trata-se de uma ferramenta que facilita e agiliza o trabalho dos técnicos nos registros de ocupação em faixas de servidão, ao longo das linhas de transmissão.

 
 
 

ANO 2020

Maiores e Melhores
Na edição 2020, ano de referência 2019, a CGT Eletrosul conquistou a 388ª posição geral no ranking Maiores e Melhores da Revista Exame. A companhia também figurou em 75º lugar entre as maiores corporações do setor de energia no Brasil. Para elaborar a lista das 500 maiores empresas, o critério de classificação utilizado é o das vendas líquidas, a partir dos dados disponibilizados nas demonstrações contábeis.
 
Empresas Mais
Promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Austin Rating, o Prêmio Empresas Mais 2020 reconheceu as companhias com os melhores resultados em receita líquida no ano de 2019. A partir da análise da combinação entre porte e desempenho financeiro, a CGT Eletrosul conquistou a 300ª posição geral no ranking e o 63º lugar entre as empresas da categoria Utilidades e Serviços Públicos.
 
Maiores do Sul
A CGT Eletrosul foi homenageada com o troféu 500 Maiores do Sul da Revista Amanhã, considerado o mais importante ranking regional de empresas do Brasil. Na edição 2020, ano base 2019, a CGT Eletrosul ocupou a 23ª posição geral, figurou como a 9ª maior de Santa Catarina e ocupou o 6º lugar na lista das maiores empresas de energia do Sul. Para a classificação, a Revista Amanhã e a PwC desenvolveram um indicador que reflete o tamanho e o desempenho das empresas, a partir de um cálculo que observa o patrimônio, a receita e o lucro.
 
Certificado de Responsabilidade Social
A CGT Eletrosul recebeu Certificado de Responsabilidade Social 2020, concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A iniciativa tem a finalidade de reconhecer e destacar instituições estabelecidas em território catarinense que apresentem seu balanço social, promovendo, portanto, transparência nas relações institucionais e demonstrando comprometimento com o bem-estar dos empregados e da população, e com a preservação ambiental. A escolha dos vencedores foi feita pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil.
 
Classificação Positiva de Crédito
No fim de novembro, a CGT Eletrosul conquistou seu primeiro Rating Nacional de Longo Prazo, confirmado em “AA(bra)” e relativo à inédita emissão de debêntures da companhia, com perspectiva estável. A publicação foi feita pela Fitch Ratings, uma das três principais agências de classificação de risco de crédito do mundo. A nota obtida, “AA”, é a terceira mais alta entre as empresas que possuem grau de investimento, o que atesta boa capacidade de pagamento de dívidas e confiabilidade para aplicação de capital.
 
Nota Máxima em Classificação de Crédito
A Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE), que tem participação acionária da CGT Eletrosul (51%) e da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT (49%), recebeu nota máxima em classificação de crédito da Fitch Ratings, divulgada no dia 23 de novembro. Com perspectiva estável, a primeira emissão de debêntures da empresa foi avaliada com Rating Nacional de Longo Prazo “AAA(bra)”. A nota obtida pela empresa é a mais alta do grupo de companhias que possuem grau de investimento, e atesta grande capacidade de pagamento de dívidas e confiabilidade para aplicação de capital.
 
Excelência em Desempenho Operacional
Em razão de seu excelente desempenho operacional, a CGT Eletrosul obteve um dos melhores índices de Parcela Variável (PV) do setor elétrico brasileiro, segundo relatórios da Eletrobras, e conquistou posição de destaque em relação às demais concessionárias. Dentre as principais empresas de transmissão de energia do Brasil, a companhia apresentou, considerando o período de janeiro a dezembro de 2020, o segundo melhor resultado no indicador de PV. O número alcançado pela CGT Eletrosul confirma o esforço e o comprometimento com a qualidade na prestação do serviço público de transmissão de energia. Na gestão de seus ativos pertencentes à Rede Básica, também no ano de 2020, a CGT Eletrosul apresentou o maior índice de disponibilidade operacional de linhas de transmissão entre as Empresas Eletrobras: 99,97%.
 
 

 
 
 Eletrosul
 

ANO 2019

Certificação do Indicador de Governança IG-Sest
No dia 09 de agosto, a Eletrosul conquistou, pela segunda vez consecutiva, um importante reconhecimento do Governo Federal. A companhia recebeu a Certificação Nível 1 do Indicador de Governança (IG-Sest), instrumento de acompanhamento contínuo da governança das empresas estatais federais de controle direto e indireto da União, que estava na 4ª edição. A avaliação foi criada para apoiar e promover iniciativas de modo que todas as empresas possam cumprir integralmente a Lei nº 13.303 de 2016, conhecida como Lei das Estatais.
 
Prêmio WEPs Brasil
A Eletrosul foi uma das grandes vencedoras do Prêmio WEPs Brasil 2019 – Empresas Empoderando Mulheres, na categoria Empresas de Grande Porte – Prata, em São Paulo (SP), no dia 7 de outubro. A companhia foi a única estatal na lista dos 12 vencedores da categoria. O prêmio é uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, com apoio da União Europeia e da Organização Internacional do Trabalho. O propósito é incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil, tomando como base os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), dos quais a Eletrosul é signatária desde 2010.
 
Jogos Mundiais do Trabalhador
A equipe de tênis de mesa apoiada pela Eletrosul e que representou o Brasil nos Jogos Mundiais do Trabalhador 2019 (CSIT World Sports Games), na Espanha, no período de 2 a 7 de julho, trouxe para casa três medalhas de bronze. Com a conquista, os trabalhadores-atletas ficaram classificados para a próxima edição do torneio, que acontecerá em 2021, na Croácia.
 
500 Maiores do Sul
A Eletrosul foi homenageada com o troféu “500 Maiores do Sul”, considerado o mais importante ranking regional de empresas do Brasil, promovido pelo Grupo Amanhã, no dia 07 de novembro, em Curitiba (PR). Nesta edição, a Eletrosul ocupou a 22ª posição geral, sendo a 7ª maior de Santa Catarina, e assumiu o 5º lugar na lista das maiores companhias de energia do Sul.
 
Prêmio Empreendedor
Em Lages (SC), no dia 28 de novembro, a Eletrosul recebeu o Prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio, na categoria Energia. Promovida há 21 anos pelo jornal Correio Lageano, a tradicional premiação reconheceu as 55 maiores investidoras na região da Serra Catarinense. Entre os municípios de Campo Belo do Sul e São José do Cerrito, a Eletrosul opera, desde 2013, a PCH João Borges (19 MW).
 
Parceria pela Vida
O técnico eletricista de linhas de transmissão da Eletrosul, Breno Avelino Machado, que atua no Centro Regional de Operação de Campos Novos (SC), foi um dos seis selecionados na etapa estadual do concurso “Parceria pela Vida”, voltado à segurança e saúde ocupacional nas concessionárias e operadoras de eletricidade e telecomunicações do Brasil. O resultado foi divulgado durante o “Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho em Atividades de Telecom”, realizado no dia 15 de outubro, em Florianópolis (SC).
 
XXV SNPTEE
Nove trabalhos de profissionais da Eletrosul fizeram parte da programação do XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que aconteceu de 10 a 13 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Entre os estudos apresentados, três foram premiados em categorias técnicas:
  • O engenheiro eletricista Rafael Freitas Ferreira, do Departamento de Manutenção da Eletrosul, apresentou os resultados de sua pesquisa sobre a “Aquisição de descargas parciais por diferentes sistemas de aquisição”. O estudo foi reconhecido como o melhor na categoria Next Generation Network (NGN).
  • O engenheiro de estudos elétricos de operação Ulisses Roberto Registro Massaro, do Departamento de Operação da Eletrosul, apresentou o informe técnico “Banco de transformadores operando com enrolamentos abertos – Modelagem, análise de falha e comparação de resultados”, elaborado em parceria com Fábio Vieira. O trabalho foi premiado como segundo melhor do Grupo de Estudo de Transformadores, Reatores, Materiais e Tecnologias Emergentes.
  • O trabalho “Modelagem utilizando o método AHP para determinar a priorização na substituição de transformadores de transmissão com vida útil regulamentar exaurida” foi apresentado pelo engenheiro eletricista Antônio Tadeu de Brito, da Divisão de Engenharia de Manutenção de Equipamentos. O artigo, que também teve como autores Alzete Martins Quadros e Felipe Luis Probst, foi premiado como terceiro melhor trabalho do Grupo de Estudo de Transformadores, Reatores, Materiais e Tecnologias Emergentes.
 

ANO 2018

Certificação do Indicador de Governança IG-Sest
Eletrosul recebeu em Brasília um importante reconhecimento do Governo Federal. A companhia foi uma das vencedoras da 3ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest, instrumento de acompanhamento contínuo da governança das empresas estatais federais de controle direto e indireto da União. As empresas que tiveram os melhores resultados receberam o certificado de Nível 1.
 
Prêmio ODS Brasil
Eletrosul foi uma das 40 finalistas do 1º Prêmio ODS Brasil, promovido pelo Governo Federal. O reconhecimento se deve ao projeto-piloto Alto Uruguai I para produção e consumo sustentável de energia. Concluída em 2010, a iniciativa teve o propósito de dar destino ambientalmente correto aos dejetos suínos, em Itapiranga (SC).
 
Certificado de Responsabilidade Social
Empresas públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos foram homenageadas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio do Certificado de Responsabilidade Social 2018. A Eletrosul foi umas das empresas reconhecidas na região da Grande Florianópolis, com a conquista do diploma pela quarta vez.
 
500 Maiores do Sul
Em Porto Alegre (RS), a Eletrosul foi homenageada com o troféu 500 Maiores do Sul da Revista Amanhã, que há 28 anos é considerado o mais importante ranking regional de empresas do Brasil. Nesta edição, a Eletrosul ocupou a 19ª posição geral, figurou como a 6ª maior de Santa Catarina e ocupou o 4º lugar na lista das maiores empresas de energia do Sul. Para a classificação, são avaliados receita, lucro e patrimônio.
 
Prêmio Empreendedor
Em Lages (SC), a Eletrosul recebeu o Prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio, na categoria Empresas de Energia. Promovida há 20 anos pelo jornal Correio Lageano, a tradicional premiação reconhece as 55 maiores investidoras na região da Serra Catarinense. Entre os municípios de Campo Belo do Sul e São José do Cerrito, a Eletrosul opera desde 2013 a PCH João Borges (19 MW).
 
Pesquisa Integrada de Satisfação dos Clientes Eletrobras
No quesito Foco Comercial, os resultados demonstraram que a Eletrosul registrou índice de satisfação global de 94,36%. No segmento de Geração, a aprovação das clientes comercializadoras e distribuidoras foi de 92,41%. Na área de Transmissão, a empresa atingiu 98,26%. Adicionalmente, a Eletrosul aplicou pesquisa piloto voltada para o Foco nos Processos de Operação do Sistema, que alcançou 94,38% de satisfação.

 


ANO 2017

Plataforma de Boas Práticas da FAO
O Programa Hortas Comunitárias da Eletrosul foi incluído na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável da FAO, agência da ONU especializada no combate à fome e à pobreza por meio da melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento agrícola. Nesse contexto, a iniciativa da Eletrosul foi reconhecida no eixo temático “Inclusão Sócio-Produtiva”, que trata de articulação intersetorial, da promoção do crescimento e do desenvolvimento econômico.
 
Certificado de Responsabilidade Social
A Eletrosul recebeu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina 2017, em reconhecimento ao atendimento a requisitos qualitativos e quantitativos de desempenho econômico, social e ambiental, atestando o comprometimento da gestão com o desenvolvimento sustentável. Concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o certificado também foi conquistado em 2011 e 2016.
 
Melhores e Maiores Exame
Em levantamento especial da Revista Exame, a Eletrosul foi um dos destaques nacionais subindo 192 posições em relação ao ranking de 2016. Na lista das 500 maiores companhias do País em receita líquida, a Eletrosul ocupou o 194º lugar na edição de 2017. No comparativo das 50 maiores estatais, figurou na 21ª posição. No ranking das 100 Maiores da Região Sul, saltou da 56ª posição para o 23º lugar. Entre as empresas com sede em Santa Catarina, a Eletrosul apareceu na 6ª posição.
 
500 Maiores do Sul
No ranking da Revista Amanhã, edição de 2017, a Eletrosul avançou cinco posições no estudo que aponta as 500 Maiores do Sul, ocupando o 15º lugar. Em Santa Catarina, a estatal figurou na 5ª posição. Para a classificação das empresas são avaliados receita, lucro e patrimônio.
 
Green Card Fair Play Awards 2017
A equipe de tênis de mesa apoiada pela Eletrosul e que representou o Brasil nos Jogos Mundiais do Trabalhador (CSIT World Sports Games) na Letônia foi a grande vencedora do Green Card Fair Play Awards 2017. O time brasileiro foi o único homenageado entre as 16 modalidades, por apresentar o melhor espírito esportivo durante as disputas. Com a conquista, a equipe foi credenciada para os Jogos Mundiais do Trabalhador 2019 na Espanha
 
Jogos do Sesi Grande Florianópolis
A Eletrosul conquistou o título de Campeã Geral da 36ª edição dos Jogos do Sesi da Grande Florianópolis. Na fase local, a Empresa participou em 30 modalidades, com aproximadamente 120 empregados-atletas, consagrando-se Campeã Geral com 4.410 pontos. Foram sete meses de disputas, entre março e outubro. Cerca de 40 empresas de diversos ramos de atividades industriais participaram de competições esportivas, recreativas e sociais.

 


ANO 2016

Troféu Transparência 2016
O Programa Agricultura Urbana, da Prefeitura de Curitiba (PR), venceu o prêmio internacional C40 Cities Awards 2016, na categoria Cidades Sustentáveis. A iniciativa, que conta com o apoio da Eletrosul em 17 hortas comunitárias, concorreu com 160 projetos, de 75 cidades, e foi reconhecida por sua contribuição para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
 
Certificado de Responsabilidade Social
Eletrosul recebeu Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina durante sessão especial na Assembleia Legislativa. O reconhecimento é uma iniciativa da ALESC, que homenageia as organizações que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão.
 
Reconhecimento Internacional na ONU
O Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência (PAPD) da Eletrosul recebeu o Reconhecimento Global “Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”, nas categorias protagonismo e acessibilidade, durante premiação na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
 
Prêmio Empreendedor
Em sua 18º edição, o Prêmio Empreendedor, promovido pelo jornal Correio Lageano e Instituto Paschoal Baggio, homenageou a Eletrosul pelas iniciativas que estimulam o desenvolvimento social e econômico da região Serrana de Santa Catarina.
 
Exame Melhores e Maiores
Eletrosul esteve entre as dezenove empresas com sede em Santa Catarina que integraram o ranking das 100 Maiores da Região Sul, conforme a pesquisa da Revista Exame, ocupando a 56ª posição. Foi a empresa que mais subiu de posições em relação a 2014, quando apareceu em 75º lugar.
 
500 Maiores do Sul
No ranking da Revista Amanhã, referente a 2016, a Eletrosul ocupou a 20ª posição entre as 500 maiores empresas da Região Sul. Em Santa Catarina, a estatal figurou no 7ª lugar. Para a classificação das empresas são avaliados receita, lucro e patrimônio.
 
Trofeu Onda Verde
Eletrosul conquistou o Trofeu Onda Verde, na categoria Gestão Ambiental, pelo projeto de eficientização do edifício-sede, localizado em Florianópolis (SC). Empresa foi homenageada durante o 23º Prêmio Expressão de Ecologia, considerado a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.
 
Etiqueta de Eficiência Energética
O Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da Eletrosul, em Sant’Ana do Livramento (RS), conquistou a Etiqueta PBE Edifica com nível A de Eficiência Energética, emitida pelo Inmetro. Com o reconhecimento, a empresa contabiliza dez etiquetas de eficiência energética para edificações, distribuídas em cinco prédios.
 

ANO 2015

Troféu Transparência 2015
Pela terceira vez, a Eletrosul é reconhecida como uma das mais transparentes entre as companhias de capital fechado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Na edição 2015 do Troféu Transparência, a empresa, juntamente com Eletronuclear e Furnas, controladas pela Eletrobras, e a estatal baiana de saneamento Embasa, foram as quatro empresas de capital fechado que se destacaram entre as cerca de 2 mil que tiveram seus balanços avaliados.
 
Selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça
Pelo quinto ano consecutivo, a Eletrosul recebe o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, entregue a empresas que se destacaram no desenvolvimento de novas concepções de gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançar a equidade entre mulheres e homens no ambiente corporativo. Destaque para a implantação, na sede administrativa, em Florianópolis (SC), da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno – a primeira em Santa Catarina e certificada pelo Ministério da Saúde.
 
Exame Melhores e Maiores
Eletrosul figurou entre as 100 maiores empresas da Região Sul do Brasil, ficando com a 75ª posição em receita líquida, segundo avaliação da revista Exame na edição Melhores e Maiores 2015. A empresa ocupa a 9ª colocação entre as dez empresas que registraram maior crescimento de receita e a 10ª posição em liquidez corrente, em Santa Catarina. Entre as 1.000 empresas do País avaliadas, a Eletrosul também melhorou sua posição, subindo do 532º lugar, em 2014, para a 514ª posição no ranking atual. Já na lista das 50 maiores estatais de vários segmentos, a empresa ficou em 46º lugar.
 
500 Maiores do Sul
No ranking da Revista Amanhã, referente a 2015, a Eletrosul figura como a 7ª maior empresa de Santa Catarina. No panorama regional, a estatal ficou entre as 20 mais relevantes, sendo classificada como a 18ª maior empresa do Sul, entre as 500 relacionadas.
 

América Latina Telecom Awards

Eletrosul venceu a 1ª edição do Prêmio América Latina Telecom Awards, que reconhece empresas que se destacam no uso da tecnologia a favor da sociedade. A premiação, pelo sistema de infraestrutura para atendimento à Copa do Mundo de Futebol 2014, foi entregue durante cerimônia de abertura do Utilities Telecom Council Summit 2015 (UTCAL), que aconteceu em Florianópolis (SC). 

 

Prêmio Empresa Cidadã

Com o Programa Hortas Comunitárias, a Eletrosul conquistou  o Prêmio Empresa Cidadã 2015,  na categoria Participação Comunitária. O programa foi criado em 2011 como estratégia para o gerenciamento das áreas de segurança localizadas sob as linhas de transmissão de energia. Além de conscientizar a população sobre os riscos da ocupação irregular dessas áreas, a iniciativa estimula a produção de alimentos orgânicos, melhorando a qualidade de vida e a renda familiar. É a sétima vez consecutiva que a empresa recebe a premiação pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC).  

 

ANO 2014

Melhores da revista IstoÉ Dinheiro
A edição 2014 do ranking empresarial da IstoÉ Dinheiro, na sua 11ª edição, traz a Eletrosul na 5ª colocação entre as melhores empresas do setor de energia do País. A empresa também ocupa a 3ª colocação nos quesitos recursos humanos e governança corporativa. A partir da análise das informações dos balanços financeiros e relatórios administrativos dos participantes, a revista elege a campeã em 29 setores da economia analisados. Dessa lista, é escolhida a empresa do ano, bem como as cinco melhores companhias em inovação e qualidade, sustentabilidade financeira e responsabilidade socioambiental.
 
500 Maiores do Sul da Revista Amanhã
No ranking 2014 da Revista Amanhã, de Porto Alegre (RS), a Eletrosul ficou com o 17º lugar entre as 500 maiores da Região Sul, subindo três posições em relação ao levantamento de 2013. Entre as corporações de Santa Catarina, a empresa ocupa a 6ª posição. Para a classificação das empresas são avaliados receita, lucro e patrimônio.
 
Selo Procel para Edificações  
A sede administrativa da Eletrosul, em Florianópolis, e o setor de manutenção da empresa, em Campos Novos (SC) são os primeiros prédios do País a receber o Selo Procel Edificações. A certificação foi lançada pela Eletrobras no mês de novembro, quando a Eletrosul recebeu homenagem pelo seu pioneirismo na adoção de alternativas arquitetônicas e tecnológicas de eficiência energética e de uso racional da água em suas instalações.

ANO 2013

Selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça
Pelo quarto ano consecutivo, a Eletrosul recebe o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, entregue a empresas que se destacaram no desenvolvimento de novas concepções de gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançar a equidade entre mulheres e homens no ambiente corporativo.
 
Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 
Pela sexta vez consecutiva, a Eletrosul conquista o Prêmio Empresa Cidadã, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). A premiação na categoria Participação Comunitária contemplou o Programa Voluntariado Corporativo, que teve início em 2010 com a realização de campanhas e capacitações para incentivar empregados, ex-empregados, familiares e colaboradores a desenvolverem trabalhos comunitários.
 
Melhores e Maiores da Revista Exame
Eletrosul Fica entre as 15 melhores empresas do setor de energia do País, ocupando a 6ª posição, segundo ranking Melhores e Maiores 2013 da revista Exame. Também aparece com o 7º maior crescimento do setor em aumento das vendas líquidas e na 2ª colocação em liquidez corrente. Figura no 411º lugar entre as 500 maiores em vendas líquidas e ficou entre as 100 maiores do Sul do País, ocupando a 58ª posição. Na estratificação por estado, ficou com a segunda colocação entre as dez empresas de Santa Catarina com maior crescimento em vendas líquidas. Ocupa a 2ª posição, ainda, entre as companhias catarinenses com melhor resultado em liquidez corrente.
 
Etiqueta nível A de eficiência energética
O edifício-sede da Eletrosul, em Florianópolis (SC), recebeu a etiqueta nível A de Eficiência Energética,  atestando que as instalações foram projetadas de forma a reduzir o consumo de energia nos sistemas de climatização e iluminação. Construído na década de 70, o prédio também dispõe de soluções para uso racional da água.
 
Troféu Sesi Esportes
Conquista pela 7ª vez, o Troféu Sesi Esportes pelo melhor desempenho nas etapas regionais e estadual da Grande Florianópolis. Com a participação de 154 empregados, divididos em 53 modalidades, a empresa marca forte presença na competição, conquistando 12 vezes o primeiro lugar e o tetracampeonato consecutivo na classificação geral.
 
Melhores da Revista IstoÉ Dinheiro
Entre as grandes empresas do setor elétrico, Eletrosul figura como vice-líder em governança corporativa e uma das cinco melhores em inovação e qualidade, e recursos humanos. O anuário da revista IstoÉ é o mais completo e abrangente ranking empresarial do Brasil, que avalia as companhias segundo critérios de gestão de sustentabilidade financeira, recursos humanos, inovação e qualidade, responsabilidade socioambiental e governança corporativa.
 
500 Maiores do Sul da Revista Amanhã
Ocupa a 6ª posição entre as 100 maiores empresas de Santa Catarina e a 20ª colocação no ranking da Região Sul.
 
Prêmio Ser Humano
Com o Programa Hortas Comunitárias, a Eletrosul conquista,  na categoria Projetos Socioambientais,  o Prêmio Ser Humano 2013: uma realização da Associação Brasileira de Recursos Humanos., que reconhece profissionais e organizações que contribuem para a evolução da prática de Gestão de Pessoas.
 
Green Project Awards Brasil 2013
Com a Casa Eficiente, é uma das finalistas da segunda edição do  Green Project Awards  Brasil 2013, na categoria Gestão Eficiente de Recursos, ficando entre os 10 primeiros de um total de 60 projetos inscritos. A premiação tem co-organização do Instituto Nacional de Tecnologia, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e reconhece as melhores práticas de sustentabilidade desenvolvidas no País.
 

ANO 2012

Troféu Transparência
É uma das cinco empresas de capital fechado no Brasil agraciada, pela segunda vez, com o Troféu Transparência, da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e a empresa Serasa Experian.
 
Prêmio Expressão de Ecologia
Maior premiação ambiental da Região Sul concede à Eletrosul o troféu Onda Verde, pelos projetos Alto Uruguai, na categoria Tecnologia de Controle Ambiental, e Casa Eficiente, na categoria Tecnologias Socioambientais.
 
Certificação ODM
Recebida durante o II Simpósio Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em Florianópolis. A Eletrosul, que tem todas as suas ações enquadradas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), patrocina projetos sociais e apoia formalmente duas iniciativas da ONU: o Pacto Global e as Metas do Milênio.
 
Prêmio Fundação Coge
Com a Casa Eficiente, é uma das três finalistas classificadas do Prêmio Fundação Coge, na categoria Ações de Responsabilidade Ambiental. Em sua 12ª edição, o prêmio teve 82 projetos de 35 empresas do setor de energia elétrica.
 
500 Maiores do Sul da Revista Amanhã
Eletrosul alcança a 7ª posição entre as 100 maiores de Santa Catarina e o 28º lugar na Região Sul. A revista analisa o Valor Ponderado de Grandeza (VPG) de cada empresa, índice que resulta do balanço patrimonial e das demonstrações dos resultados. Pelo ranking, o VPG da Eletrosul chega a R$ 1,92 bilhão.
 
Etiqueta nível A de eficiência energética
As novas instalações do Setor de Manutenção de Campos Novos - o primeiro prédio comercial sustentável da Eletrosul - obtiveram a etiqueta nível A de eficiência energética, em conformidade com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Com 560 metros quadrados de área construída, o empreendimento reúne soluções que buscam eficiência energética e uso racional da água.
 
Prêmio Brasil de Ação Ambiental
Na categoria Melhor Trabalho em Eficiência Energética, a Eletrosul recebe a premiação pela primeira etapa do Projeto Alto Uruguai.  O prêmio, promovido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), homenageia as principais personalidades e empresas que contribuem para a preservação do meio ambiente e promoção de inovações em diversos setores da economia.
 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube