All

Destaque A- A+

Projeto Composta conquista premiação

A Eletrobras CGT Eletrosul foi vencedora do Prêmio ODS SC 2023: iniciativas inspiradoras rumo à sustentabilidade em Santa Catarina. A cerimônia ocorreu no dia 26 de outubro, durante o Fórum Brasil ODS, em Florianópolis (SC), e premiou com o 1° lugar o Projeto Composta – Energia que transforma, na categoria Empresa Pública ou Privada. Após uma avaliação minuciosa que envolveu 92 projetos inscritos, o júri especializado selecionou os 17 finalistas. 

Iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, a premiação visa reconhecer e valorizar ações para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizadas por signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, com temáticas que abordam desde a sustentabilidade ambiental até a educação e inclusão social. O Fórum Brasil ODS reuniu especialistas no encontro que reforçou a importância da Agenda 2030 para o Brasil e para o planeta, além de estimular o debate e o intercâmbio de conhecimento acerca dos ODS.  

A solenidade de premiação contou com a presença do diretor-presidente, Cleicio Poleto Martins, do gerente da Assessoria de Gestão Empresarial, Marcio Robinson Martinez, o gerente do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária, Marlon de Souza Wiggers, e da gerente da Assessoria de Relações Institucionais, Aline Webber. 

"Nós, enquanto administradores da Eletrobras CGT Eletrosul, integrando a segunda maior empresa de energia renovável do mundo, temos que ter um olhar para a questão ambiental e social, e não apenas com os nossos deveres fiduciários. Não existe motivo de uma empresa existir se ela não se integrar a sociedade. Esse é um exemplo do que viemos fazendo pelo Brasil inteiro," destacou o diretor-presidente, Cleicio Martins.

O diretor-presidente da Eletrobras CGT Eletrosul visitou o Projeto Composta, conversou com os técnicos do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) e profissionais de jardinagem que auxiliam nas atividades da horta e da unidade de compostagem. Cleicio Martins parabenizou as equipes pelo trabalho exemplar que está sendo executado e pelo resultado reconhecido pelo Prêmio ODS SC 2023. 

O projeto aberto a visitação do público e referência entre as empresas prevê três iniciativas: o tratamento dos resíduos orgânicos gerados na Sede da Eletrobras CGT Eletrosul, por meio da unidade de compostagem, desviando cerca de 1,8 tonelada mensal de resíduos dos aterros sanitários, ação que implica em redução das emissões de Gases de Efeito Estufa, e na transformação da sobra de alimentos em adubo; sistema de irrigação proveniente da captação de água pluvial, que é utilizada nas atividades de jardinagem da companhia e traz uma economia de 84 mil litros de água por ano; e a horta, também instalada na empresa, que consome o adubo produzido na unidade de compostagem, sendo irrigada com a água pluvial captada. Os produtos ali cultivados são doados para instituições parceiras. 

A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Gestão Empresarial, em parceria com o Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária e a Divisão de Gestão e Manutenção Predial, Segurança Patrimonial e de Bens Patrimoniais.

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube