Usina

Notícias A- A+

22 de jun. de 2022 XXVI SNPTEE: Procedimento de termovisão de para-raios

Concluímos a divulgação dos artigos apresentados por profissionais da CGT Eletrosul, durante o XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). Intitulado “Estado da Arte na Termovisão de Para-Raios”, trabalho foi selecionado pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil).

A autoria da pesquisa é do engenheiro eletricista Sérgio Junior Roncato, do Departamento de Manutenção e Apoio à Operação, e co-autoria do engenheiro eletricista Gustavo Ghedin Ditzel, do Departamento de Gestão da Manutenção do Sistema. No estudo, os para-raios são apontados como dispositivos de atenção especial em razão da importância sistêmica. Com o intuito de detectar os estados de pré-falha com antecedência, o trabalho utiliza como parâmetro os referidos equipamentos da CGT Eletrosul, submetidos anualmente a inspeções termográficas.

O procedimento exige um fluxo de processos bem estruturado, com a perspectiva de evitar margens para interpretações subjetivas, podendo afetar os resultados e gerar alta variabilidade, sobrecarga das Engenharias de Manutenção e um crescente custeio. Em seu desenvolvimento, o trabalho utilizou recursos do método Lean Six Sigma, objetivando a redução de variabilidade, de desperdícios e de taxas de erros.


Sérgio Roncato apresentou artigo científico no SNPTEE
(Foto: Liliane Tardin)

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube