Torres

10 de abr. de 2024 UHE Passo São João: apresentação do PAE à Defesa Civil Municipal e Estadual

Com o objetivo de ampliar a difusão de informações sobre a segurança das comunidades nas áreas de influência de barragens, a Eletrobras CGT Eletrosul prossegue com a programação de encontros para apresentação dos Planos de Ação de Emergência (PAEs) de hidrelétricas. Na terça-feira (09.04), a empresa apresentação o PAE da UHE Passo São João à Defesas Civis Municipal e Estadual, em Roque Gonzales (RS). Localizada no Noroeste gaúcho, a usina opera, desde 2012, com duas unidades geradoras e 77 MW de potência instalada.

Estiveram à frente da apresentação, o engenheiro de Segurança de Barragens da Eletrobras CGT Eletrosul e coordenador de implantação do PAE, Leonardo de Paula Caetano, juntamente da equipe de Apoio à Operação da hidrelétrica. A reunião foi uma oportunidade para a discussão de estratégias de segurança, envolvendo a implantação de torres de alarme sonoro com sirenes e a instalação de placas de sinalização para rotas de fuga e pontos de encontro, que ocorrerão até a segunda quinzena de maio. O planejamento prevê, ainda, um evento de diálogo com a população residente nas Zonas de Autossalvamento (ZAS), assim como um simulado interno até o mês de junho.

O PAE é uma medida resultante da Política Nacional de Segurança de Barragens e da Política de Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras, sendo implantado em etapas: cadastramento dos moradores da zona de autossalvamento e da área próxima da barragem; implantação de placas informativas; instalação de torres de alarme sonoro e realização de simulados de emergência com a participação da Defesa Civil, Prefeitura Municipal e população. A iniciativa reforça o compromisso das Empresas Eletrobras com seus principais valores, destacando a segurança de seus empreendimentos, comunidade e meio ambiente, assim como o respeito e a valorização à vida.

PCH João Borges

No dia 28 de março, a equipe de Segurança de Barragens da Eletrobras CGT Eletrosul esteve no município de Lages (SC), na região do Planalto Catarinense. Os profissionais reuniram-se com os coordenadores da Defesa Civil Municipal e Estadual de Santa Catarina, com o propósito de apresentar e discutir as estratégias para a implantação do PAE da PCH João Borges. Instalado no rio Caveiras, entre São José do Cerrito e Campo Belo do Sul, o empreendimento opera desde 2013, com três unidades geradoras e 19 MW de capacidade instalada.

PCH Barra do Rio Chapéu

Em março, foi a vez dos moradores que residem na área de influência da PCH Barra do Rio Chapéu, no município de Rio Fortuna, no Sul de Santa Catarina, participarem da apresentação do Plano de Ação de Emergência (PAE). O encontro, promovido pela Eletrobras CGT Eletrosul, em parceria com a Defesa Civil Municipal, mobilizou 85 pessoas que moram na região das zonas de autossalvamento.

Durante o encontro, foi apresentado do aplicativo Alerta Individual - sistema para celular criado especificamente para notificar de forma rápida e segura as alterações no nível da barragem, estabelecendo um canal de comunicação entre a companhia e a população. Para as próximas semanas, está prevista a conclusão da instalação das placas de sinalizações da região.

O empreendimento utiliza o potencial hidrelétrico do rio Braço do Norte, entre os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. O projeto agrega soluções de Engenharia para aproveitar o relevo acentuado do vale do rio Braço do Norte e obter mais eficiência energética com um reservatório menor, reduzindo o impacto ambiental e garantindo melhor desempenho. Com operação iniciada em 2013, a PCH Barra do Rio Chapéu possui duas unidades geradoras, que totalizam 15,15 MW.