Torres

Notícias A- A+

1 de jan. de 2023 Termelétrica Candiota completa 12 anos

Neste 1º de janeiro, a Termelétrica Candiota III celebra 12 anos de operação comercial. Localizada no município de Candiota (RS), o empreendimento possui 350 MW de capacidade instalada, a partir do aproveitamento do carvão mineral abundante na região da Metade Sul do estado. Atualmente, é a segunda usina a carvão mineral com melhor eficiência energética do país, registrando 35% líquidos.

A CGT Eletrosul comercializa a energia produzida pela UTE Candiota, no Ambiente Regulado, praticando um dos menores Custos Variáveis Unitários. Em 2022, a termelétrica iniciou a exportação de energia para a Argentina, seguindo acordos estabelecidos com a comercializadora. O escoamento ocorre por meio das estações conversoras de frequência Garabi I e II, sendo a gestão desse procedimento uma responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O empreendimento contribui para a geração de energia firme, sendo uma viabilizadora de emprego e renda para o Sul do Brasil e o Uruguai. Destacam-se a indústria cimenteira da região que utiliza as cinzas provenientes da usina como matéria prima para produção de cimento, e a fábrica de cal localizada na província uruguaia de Treinta y Tres, cuja produção é dedicada à usina.

Entre dezembro de 2018 e março de 2019, a UTE Candiota passou por uma ampla reforma e modernização. A termelétrica também possui função estratégica ao contribuir para o Sistema Interligado Nacional (SIN), conectada por meio da Subestação Presidente Médici, da CEEE - T (230 kV). A usina é controlada por Centros de Operação instalados na própria unidade, em Candiota.

Tecnologia e Meio Ambiente

Candiota III opera em conformidade com a Política Ambiental, a Política de Sustentabilidade e a Declaração de Compromisso sobre Mudanças Climáticas das Empresas Eletrobras. O funcionamento da usina é acompanhado por um sofisticado controle de emissões atmosféricas, efluentes e conta ainda com diversos programas ambientais.

Em 2020, entrou em operação a Planta de Beneficiamento de Carvão Mineral a Seco. O objetivo é melhorar a qualidade do combustível principal resultando na redução de emissão de GEEs, aumento da performance e eficiência.

A usina está implementando um sistema de captura de CO2, principal gás GEE, por meio da bio-fixação. Os equipamentos estão instalados e, neste momento, está em fase de assinatura o contrato com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), detentora da tecnologia, para suporte técnico e validação de resultados.

EcoPampa: conheça o conjunto de programas socioambientais da CGT Eletrosul voltados à comunidade da área de influência da Termelétrica Candiota III (acesse aqui)


Planta de Beneficiamento de Carvão Mineral a Seco da UTE Candiota

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube