11 de jun. de 2022 Subestação Jorge Lacerda B completa 43 anos

Situada em Capivari de Baixo (SC), a Subestação Jorge Lacerda B completa, hoje (11/06), 42 anos de operação comercial. Além de viabilizar o escoamento da produção de energia da Termelétrica Jorge Lacerda III (unidades 5 e 6, 125 MW cada), o empreendimento conecta-se ao Sistema Interligado Nacional (SIN) através de sete linhas de transmissão de 230 kV, com responsabilidade operativa de diferentes empresas.

A carga que chega aos transformadores elevadores do complexo termelétrico (pertencente à Diamante Geração de Energia), em 230 kV, é escoada na mesma tensão às LTs – motivo pelo qual há a ausência de transformadores e de potência instalada na unidade. Os serviços na subestação da CGT Eletrosul são realizados pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Capivari de Baixo. Já o seu telecontrole é executado pelo Centro Regional de Operação de Blumenau.

Ao longo do último ano, foi finalizada a mobilização do canteiro para execução da ampliação "G". A obra consiste na substituição de diversos equipamentos de pátio e de todo o sistema de proteção, controle e supervisão da subestação – 61 equipamentos no pátio de 230 kV e 42 painéis, com investimento total previsto de R$ 32 milhões.

Unidade escoa geração de energia da UTE Jorge Lacerda III