Torres

6 de mai. de 2022 Subestação Atlântida 2 celebra 15 anos

Localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, no município de Xangri-Lá, a Subestação Atlântida 2 completa 15 anos de operação comercial hoje (06/05). Com três transformadores e 249 MVA de potência instalada, o complexo abastece as cidades gaúchas de Capão da Canoa, Terra de Areia, Arroio do Sal, Torres, Balneário Atlântico Sul (Osório), além do próprio Sistema Interligado Nacional (SIN).

Cruzam pelo empreendimento, as linhas de transmissão: Osório 2 e Gravataí 3, de 230kV; Atlântida, Torres, Arroio do Sal e Osório 1, de 69 kV (da CEEE, mas controladas pela CGT Eletrosul); e Xangri-Lá, também de 69 kV (de propriedade e operação da Honda Energy do Brasil). O empreendimento é telecontrolado pelo Centro Regional de Operação de Nova Santa Rita, sendo mantido pela Regional de Manutenção do Rio Grande do Sul.

Estão em fase de conclusão, as obras de acesso à subestação pela EDP (Litoral Sul Transmissora de Energia), onde a empresa constrói uma entrada de linha de transmissão em 230 kV para a LT Atlântida 2 - Torres 2. Os serviços começaram em 2021 e têm previsão de término para este mês.

Importante instalação para os municípios do litoral norte gaúcho (Paulo Pavanate)