31 de mai. de 2022 Serviços climáticos na avaliação de riscos do sistema de transmissão

Considerado o maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, o XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) foi realizado no período de 15 a 18 de maio, no Rio de Janeiro. Iniciamos uma nova série informativa para destacar as quatro pesquisas apresentadas pela CGT Eletrosul. No total, 12 empregados participaram do evento.

A série visa a disseminação do conhecimento e o aperfeiçoamento do setor elétrico nos aspectos técnicos, comerciais, regulatórios e de gestão. Quatro artigos de profissionais da empresa foram selecionados para apresentação em grupos de estudos do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil). Entre os informes científicos, esteve a “Aplicação de serviços climáticos no âmbito do protocolo PIEVC na avaliação de riscos na operação de linhas de transmissão”. O trabalho foi desenvolvido com autoria do engenheiro eletricista Julian Luiz Reis, do Departamento de Operação, e co-autoria do engenheiro civil Diego Luis Tedesco Dandolini, do Departamento de Gestão da Manutenção do Sistema, e da engenheira florestal Jacira Prichula, do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária.

O projeto foi idealizado levando em conta a relevância e atualidade do assunto, bem como o seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apresentado no dia 16 de maio para o grupo de estudos de Operação de Sistemas Elétricos, o artigo enfatizou o fornecimento de serviços climáticos, buscando contemplar a estatística das variáveis meteorológicas no cenário atual. O estudo faz uma projeção de um cenário futuro considerando a quantidade de emissão de gases de efeito estufa, a fim de apurar riscos na operação de linhas de transmissão.

Julian Reis apresenta pesquisa no XXVI SNPTEE (Foto: Guilherme Cunha)