25 de jul. de 2023 Recuperação Emergencial da LT Lajeado Grande – Forquilhinha

Ventos de forte intensidade provocados por ciclone extratropical atingiram a região Sul do Brasil, por onde cruza o sistema de transmissão da Eletrobras CGT Eletrosul. No dia 13 de julho, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento ultrapassaram 140 km/h. O fenômeno climático causou a queda da torre 133 da Linha de Transmissão Lajeado Grande – Forquilhinha (230 kV), em Cambará do Sul (RS). Não houve interrupção no fornecimento de energia.

Em razão de um plano de contingência, as equipes de Operação, Manutenção e Telecomunicações estavam preparadas desde o momento em que foram emitidos alertas por órgãos meteorológicos. Imediatamente, a Eletrobras CGT Eletrosul mobilizou cerca de 40 profissionais, entre equipe própria e terceiros, para a realização de serviços emergenciais. Os trabalhos foram realizados por profissionais das Regionais de Manutenção do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, além das Divisões de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão, de Coordenação Técnica da Manutenção e de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, incluindo também empresa contratada.

O trabalho emergencial também contou com uma estrutura que incluiu a contratação de guindastes, escavadeiras, caminhão munck, ambulância, barracas e banheiros químicos, além do fornecimento de alimentação e instalação de comunicação local.

Foram superados diversos desafios, incluindo a dificuldade de acesso, a forte cerração que comprometia a visibilidade na região e o frio intenso. No total, foram necessários cinco dias para a recuperação completa do sistema de transmissão danificado, sendo concluída na manhã do dia 18 de julho. A Eletrobras CGT Eletrosul com seu corpo funcional, altamente qualificado, sempre se posiciona de forma diligente e com a agilidade necessária, em situações de sinistros, evitando assim qualquer fragilidade ao sistema elétrico que possa resultar em prejuízos ao abastecimento da região.