Megawatt

11 de abr. de 2023 Programas Ambientais do Parque Eólico Coxilha Negra

A execução dos programas ambientais, vinculados às obras do Parque Eólico Coxilha Negra (302,4 MW), na região de Sant’Ana do Livramento (RS), segue em andamento sob coordenação do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária da CGT Eletrosul. Promovidos desde o início do segundo semestre de 2022, os serviços envolvem a preservação e cuidados com o bioma local, por meio de monitoramentos nas áreas de abrangência da instalação do empreendimento.

Conheça algumas iniciativas:

Conservação de Espécies da Flora

Busca contribuir para a conservação de 19 espécies da flora nativa, classificadas como raras, endêmicas ou ameaçadas e que tiveram registro de ocorrência confirmados em 1.800 pontos dentro da área de influência direta do empreendimento. O escopo prevê a execução de ações específicas de mitigação e compensação que possam garantir a conservação da flora local, tais como: resgate de sementes, transplante e envio de exemplares para coleções vivas, produção e reintrodução de mudas e geração de conhecimento sobre protocolos de resgate e reprodução.

Monitoramento de Fauna

Busca-se avaliar a ocorrência de impactos indiretos sobre a fauna de aves, morcegos, anfíbios, répteis e mamíferos de médio e grande porte. As campanhas mensais envolvem 53 unidades amostrais, como escopo das atividades executadas junto aos grupos de avifauna e morcegos, entre os aerogeradores e na área de influência indireta das obras. Considerando o fluxo intensificado de veículos na área, foi iniciado o monitoramento de atropelamentos, visando quantificar o impacto e identificar áreas críticas e propor medidas de mitigação.

Arqueologia

Foram sinalizados sete sítios arqueológicos, sendo instalados em dois deles, cercamentos para fins de cuidado e manutenção. Também foram desenvolvidas atividades de educação patrimonial junto à comunidade abrangida pelo empreendimento, promovendo o repasse de dados sobre o patrimônio local e arqueologia. A metodologia foi embasada em diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para preservação do patrimônio histórico.

Monitoramento da Qualidade das Águas

Atividades em meio às obras podem ocasionar alterações nos padrões naturais da qualidade da água - investigados desde a fase de pré-implantação, assim como ao longo da construção do parque eólico. O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais compreende a coleta, preservação, análise e interpretação de amostras de água superficial nas áreas compreendidas. A rede de monitoramento engloba 25 pontos amostrais localizados em cursos d’água, lagoas e açudes situados na região do empreendimento, monitorados mensalmente.

Já as ações voltadas às águas subterrâneas envolvem o monitoramento de poços de abastecimento no local. O programa compreende o monitoramento do poço que será instalado no canteiro de obras, juntamente de outros quatro localizados em propriedades próximas, já em processo de monitoramento.

Iniciativas Socioambientais:

A equipe contratada concluiu o Diagnóstico Socioambiental Participativo, realizado para configurar demandas e potencialidades presentes no contexto na área de influência do empreendimento. Considerando as diretrizes apontadas no diagnóstico, foram desenvolvidas as propostas para a execução dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social. Ambos já estão em execução, visando gerar avanços na autonomia, empoderamento e qualificação para o exercício da cidadania ambiental individual e coletiva para todos os envolvidos.