All

Notícias A- A+

19 de fev. de 2023 PCH Barra do Rio Chapéu completa 10 anos

Neste domingo (19.02), a PCH Barra do Rio Chapéu completa 10 anos. A data marca a entrada oficial em operação comercial das duas unidades geradoras após o período de testes, iniciado em dezembro de 2012.

O empreendimento é localizado no rio Braço do Norte, entre os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, em Santa Catarina. Conta com 15,15 MW de potência instalada, capaz de atender à demanda energética de cerca de 130 mil consumidores. Seu projeto inovador une estratégias de engenharia, visando aproveitar o relevo acentuado da região, a fim de obter maior eficiência com um reservatório menor - reduzindo os impactos ambientais. A unidade é telecontrolada pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico da CGT Eletrosul, sendo mantida pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Capivari de Baixo.

Em meio às ações ambientais desenvolvidas na PCH, em novembro, foi executado o monitoramento de peixes e verificação da presença do cágado-rajado (Phrynops williamsi), espécie ameaçada de extinção. A iniciativa tem o objetivo de acompanhar os efeitos produzidos pelo empreendimento sobre as comunidades de peixes, assim como observar os grupos incluídos na lista de espécies ameaçadas de extinção em Santa Catarina.


Campanha realizou monitoramento da ictiofauna e presença do cágado-rajado

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube