Torres

Notícias A- A+

1 de abr. de 2024 Parque Eólico Coxilha Negra recebe licença de operação do Ibama

A Eletrobras recebeu, no dia 26 de março, a Licença de Operação (LO) do Ibama, com validade de 10 anos, para o Parque Eólico Coxilha Negra, em construção pela subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul, no município de Sant'Ana do Livramento (RS). A licença autoriza a operação da Usina Eólica Coxilha Negra 2, composta de 24 aerogeradores com potência unitária de 4,2 MW e capacidade total de 100,8 MW, assim como o sistema de transmissão associado.

Esta LO representa a primeira licença do parque eólico, que integrará três conjuntos de usinas, totalizando 72 aerogeradores com 302,4 MW de capacidade instalada: Coxilha Negra 2, Coxilha Negra 3 e Coxilha Negra 4. O investimento é superior a R$ 2 bilhões, sendo o maior empreendimento de geração eólica atualmente em execução pela Eletrobras.

Para cumprir as exigências do Ibama, relacionadas ao licenciamento ambiental, foram atendidas todas as condicionantes da Licença de Instalação (LI), bem como executados 25 programas ambientais que totalizam aproximadamente R$ 9 milhões em investimento nas ações de mitigação, prevenção, monitoramento e compensação de impactos.

Dois projetos sociais de destaque na área de influência são o poço artesiano na Vila Thomaz Albornoz, que garante água de qualidade para 120 habitantes da comunidade e a nova escola que está sendo construída no distrito do Espinilho, na região onde está inserido o Parque Eólico Coxilha Negra.

Evolução das Obras

Em fevereiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou o início da operação em teste dos primeiros aerogeradores da Usina Eólica Coxilha Negra 2. Atualmente, cinco unidades geradoras estão operando em teste: 6, 7, 8, 9 e 10. Até o momento, o empreendimento conta com 19 aerogeradores completamente montados. Cada estrutura tem 125 metros de altura e pesa mais de 1.300 toneladas.

O parque eólico ocupará área total de 8.644 hectares. Para interligar os aerogeradores e escoar a energia gerada, foi instalado um sistema de transmissão exclusivo, composto por duas linhas que interligam duas novas subestações a uma terceira ampliada. Durante os diversos estágios das obras, estima-se a criação de 1.300 empregos diretos.

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube