Torres

26 de abr. de 2023 Parque Eólico Coxilha Negra: concretagem das primeiras bases de aerogeradores

O avanço nas obras do Parque Eólico Coxilha Negra (302,4 MW), em Sant’Ana do Livramento (RS), atingiu um novo marco no dia 17 de abril, após concretagem da primeira base de aerogerador. Pouco depois, na madrugada do dia 20, foi concretada a segunda base. Em cada estrutura, são destinadas 47,3 toneladas de aço e 438 m³ de concreto, totalizando 20 metros de diâmetro e 3,35 metros de altura. Os trabalhos foram conduzidos por empresa contratada, sob coordenação do Departamento de Engenharia de Geração da CGT Eletrosul.

Além do aerogerador, as atividades envolvendo as duas subestações coletoras também avançaram. Referente à Subestação Coxilha Negra 2, foi concluída a terraplenagem e iniciada a concretagem das fundações dos pórticos. Já na Subestação Coxilha Negra 3, segue em execução a terraplanagem. A construção das fundações da Linha de Transmissão Coxilha Negra 2 – Livramento 3 é outra etapa que foi iniciada após a publicação da Licença de Instalação (LI), no mês de março.

Além disso, foi realizada em 18 de abril a última detonação em rocha para conformação das inclinações máximas admissíveis para transporte dos aerogeradores pelos acessos externos.

(Imagens: Alvaro Tolentino Silva Neto | WINDWERK - Serviços em Energias Renováveis)

Visita de Universitários

Na busca por conhecer as atividades desenvolvidas, estudantes de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) estiveram em campo, no dia 14 de abril, a fim de acompanhar o avanço da implantação do Parque Eólico Coxilha Negra. A visita contou com 23 universitários do 3º ao 9º semestre, que puderam conhecer de perto os serviços realizados na fase atual da obra.