Torres

16 de jun. de 2023 Obras do Parque Eólico Coxilha Negra recebem atividades de acompanhamento social

Priorizando a saúde e bem-estar de todos os colaboradores, a CGT Eletrosul vem desenvolvendo uma série de ações junto aos empregados contratados para execução das obras do Parque Eólico Coxilha Negra (302,4 MW), em Sant’Ana do Livramento (RS). O foco principal está na implementação constante de ferramentas preventivas, especialmente o Índice de Práticas Seguras (IPS). Além disso, um técnico de segurança da CGT Eletrosul realiza inspeções periódicas nas obras.

Os relatórios provenientes do acompanhamento são encaminhados às lideranças de Saúde e Segurança das empresas contratadas, exigindo um Diálogo Diário de Segurança (DDS) estruturado. A prática dos DDDs é essencial para o fortalecimento das equipes, assim como facilita a compreensão das causas de desvios recorrentes, possibilitando a real resolução dos desafios. Além disso, garante o compromisso e a criação de vínculos entre as lideranças e os colaboradores, por meio de metodologias como a escuta ativa.

Serviço Social e Bem-Estar

Aliado à segurança física, está o bem-estar dos colaboradores. Por isso, o Setor de Acompanhamento Social e Funcional da CGT Eletrosul realizou, entre os dias 15 e 19 de maio, o acompanhamento social na obra e visita técnica à instalação de hospedagem dos colaboradores da contratada, residentes em hotéis locados na cidade de Sant’Ana do Livramento. Cerca de 30% dos contratados são procedentes de outros estados, sendo essencial monitorar o ambiente e as condições de trabalho com os quais convivem.

Foram realizados contatos com as equipes de recursos humanos, saúde, segurança e engenharia das empresas contratadas. Na ocasião, visitou-se ainda a comunidade próxima à obra, a exemplo da Escola Municipal Joaquim de Abreu Fialho, onde representantes da CGT Eletrosul conversaram com professores e alunos, acolhendo suas observações. As ações têm como objetivo oferecer suporte social aos trabalhadores e gestores em atividades de obra, visando melhoria das condições, relações e organização do trabalho, com foco na preservação da vida, da saúde e segurança do trabalhador.

Equipe de de Acompanhamento Social e Funcional realizada visita técnica no canteiro de obras (Fotos: Glória Berlitz)