Subestação

Notícias A- A+

15 de jan. de 2024 Novo vice-presidente de Engenharia de Expansão visita obras do Parque Eólico Coxilha Negra

No dia 11 de janeiro, o novo vice-presidente de Engenharia de Expansão da Eletrobras, Robson Pinheiro de Campos, esteve em Sant’Ana do Livramento (RS) para acompanhar a evolução das obras do Parque Eólico Coxilha Negra. A visita técnica foi conduzida pelo diretor-presidente da Eletrobras CGT Eletrosul, Cleicio Poleto Martins. As atividades contaram com presença dos gestores da Eletrobras, Rodrigo Calixto (Implantação de Geração) e Diogo Bedin (Implantação de Geração Eólica), e da Eletrobras CGT Eletrosul, Erni Nicodem (Produção da Transmissão), Maurício Carrilho (Regional de Manutenção do Rio Grande do Sul) e Aline Webber (Comunicação).

A programação incluiu visita ao canteiro de obras, onde a comitiva percorreu a área de instalação dos cinco aerogeradores já montados, além do novo sistema de transmissão e do pátio da Subestação Coxilha Negra 2. Na sequência, o grupo também visitou o Complexo Eólico Cerro Chato, em operação na região desde 2011, e o Centro de Visitações.

Os gestores participaram, ainda, de conversa com os trabalhadores locais das obras. Nessa oportunidade, Cleicio Martins destacou o cuidado pela vida e o trabalho cooperativo entre as equipes na construção do empreendimento. Já Robson Campos enfatizou o compromisso em zerar os acidentes e reforçou a atenção da empresa com a preservação do meio ambiente e as iniciativas dos programas socioambientais junto às comunidades. Também foi reiterada a relevância do parque eólico na estratégia de investimentos em energia renovável e o cenário de transição energética nas Empresas Eletrobras.

Já na manhã do dia 12, o diretor-presidente da Eletrobras CGT Eletrosul, Cleicio Martins, reservou um momento especial de conversa e esclarecimento de dúvidas com os empregados lotados na Divisão Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Sant’Ana do Livramento. Durante o encontro, o diretor-presidente destacou a importância da segurança individual e coletiva na execução das atividades, e deu boas-vindas aos novos empregados que ingressaram no quadro técnico da Divisão Regional a partir das recentes contratações, além de ressaltar a relevância dos trabalhos de manutenção para os empreendimentos eólicos da empresa.

“Foram abordados muitos pontos positivos durante a visita, como a ‘busca do acidente zero’, o fator segurança e a necessidade do cuidado entre as equipes no decorrer das atividades. Nos sentimos impactados positivamente e motivados pelas falas proferidas ao longo de todo encontro, isso porque notamos o quanto nosso trabalho é valorizado através do reconhecimento, dos investimentos em treinamentos e, claro, da valorização com a segurança de cada empregado”, destacou o técnico de Manutenção de Usina Eólica, Gabriel dos Santos Farias. 

“Essas visitas, da maneira com que são feitas, são, além de interessantes, benéficas para os empregados. Ajudam a manter a transparência frente à gestão da companhia, ainda mais após o período de transição vivenciada pelas áreas. Ter a oportunidade de conversar com os gestores nos possibilita buscar as informações necessárias dentro do nosso próprio quadro, assim como esclarecer dúvidas e fazer apontamentos para a melhor resolução de cada demanda. Vê-los aqui no município, dialogando conosco, mostra o objetivo em conhecer a realidade e o trabalho que é feito. Essa aproximação nos dá maior conforto, pois conseguimos personificar as coisas, ouvir as perspectivas e ponderações frente à necessidade de cada um”, disse o técnico de Manutenção de Equipamentos, Luciano Borges Silveira.

Evolução das Obras 

No início de janeiro, foi concluída a montagem mecânica do quinto aerogerador do Parque Eólico Coxilha Negra. Esta etapa consiste no içamento da nacele com seus acessórios, seguido pelo gerador e, por fim, o cubo em configuração estrela com as três pás. O peso total de cada aerogerador é de 1.320 toneladas; as torres possuem 125 metros de altura e cada pá tem 72 metros de comprimento.  

No mesmo período, uma nova remessa com 20 pás, fabricadas no Ceará, pela empresa Aeris, subcontratada pela WEG, atracou no Porto de Rio Grande. Trata-se do segundo conjunto de equipamentos que chega em solo gaúcho para transporte à Fronteira Oeste, a fim de dar continuidade de montagem dos aerogeradores.

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube