Subestação

Notícias A- A+

13 de jun. de 2023 Novo marco nas obras do Parque Eólico Coxilha Negra

Um novo marco nas obras do Parque Eólico Coxilha Negra, em Sant’Ana do Livramento (RS), no final de maio. Trata-se da concretagem da 10ª fundação de aerogeradores, de um total de 72 que serão implementados no empreendimento. As obras seguem sob condução dos Departamentos de Engenharia de Geração, Engenharia do Sistema e de Gestão Ambiental e Fundiária da CGT Eletrosul. 

Das dez fundações mencionadas, quatro foram reaterradas e encontram-se aptas para transporte e montagem dos aerogeradores. Os serviços nos acessos também evoluíram. Os caminhos internos à Usina Coxilha Negra 2 encontram-se em fase final de execução, enquanto os da Usina Coxilha Negra 3 estão em andamento. Já os acessos externos seguem em processo de finalização, faltando o término das travessias dos arroios Espinilho e Moirões, onde serão instalados seis tubos Armco de 3,5 metros de diâmetro em cada passagem. 

O Centro Produtivo de Torres (CPT), de propriedade da fornecedora WEG, localizado nas proximidades, em área externa ao empreendimento, segue com a montagem da usina de concreto, gabaritos da ferragem e formas das torres de concreto que atenderão o Parque Eólico Coxilha Negra.

 

Subestações 

Começaram as fundações na Subestação Coxilha Negra 2. Foram concretadas mais de 50% das fundações dos disjuntores e pórticos. Estão em andamento atividades nas paredes corta fogo, base e bacia dos transformadores. Na Subestação Coxilha Negra 3, foi concluída a etapa de terraplenagem e iniciadas as escavações das bases dos pórticos. 

Além disso, está em andamento a etapa de terraplenagem da ampliação da Subestação Livramento 3 da Sant’Ana Transmissora, de propriedade da Taesa, na qual o Parque Eólico Coxilha Negra se conectará ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Quanto aos principais fornecimentos, os pórticos da Subestação Coxilha Negra 2 foram entregues na obra, as chaves seccionadoras e os transformadores estão passando pelos ensaios em fábrica; os para-raios 192 kV já foram liberados para transporte; os disjuntores e os transformadores de instrumento (TCs e TPCs) foram convocados para inspeção no mês de junho. 

 

Linhas de Transmissão

Em 25 de maio, foi montada a primeira torre da Linha de Transmissão Coxilha Negra 2 – Livramento 3. Nesta LT, que será a primeira a ser energizada, são 71 torres ao longo de aproximadamente 32 km. Enquanto nesta linha estão sendo executadas as obras das últimas fundações, na interligação entre as Subestações Coletoras Coxilha Negra 2 e Coxilha Negra 3, com aproximadamente 5,5 km, estão sendo construídas as primeiras fundações. 

 

 

Obras do Parque Eólico Coxilha Negra (Fotos: Alvaro Neto e Alessandro Taciro)

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube