Usina

24 de jun. de 2022 Monitoramento de fauna em linhas de transmissão no Rio Grande do Sul

Integrante do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Linha de Transmissão Salto Santiago - Itá - Nova Santa Rita C2 (525 kV), no Rio Grande do Sul, o Programa de Monitoramento e Manejo de Fauna está em andamento e visa atender, especificamente, a etapa de operação do empreendimento a partir da última renovação da Licença de Operação. O projeto engloba dez programas ambientais, cuja execução acontece desde o início de 2021.

O trabalho é realizado por equipe de biólogos de uma empresa de consultoria contratada, sendo o Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária da CGT Eletrosul responsável pela fiscalização técnica e revisão das atividades. O programa é dividido em três atividades distintas:

Colonização de Fauna na Área da Faixa de Servidão:

O serviço de monitoramento abrange atividades de avaliação do retorno da fauna silvestre à faixa de servidão, sujeita à supressão de vegetação para implantação do empreendimento. É realizado semestralmente e tem como foco pequenos mamíferos e aves. Durante as campanhas de monitoramento, os animais são capturados, identificados, têm seus dados biométricos coletados, são marcados com anilhas (aves) ou brincos (mamíferos) e são liberados. A atividade tem previsão de término para 2024.

Manejo Preventivo e Resgate de Fauna:

Objetiva controlar os impactos à fauna durante as atividades de corte seletivo na faixa de servidão, mediante acompanhamento da equipe de supressão por um biólogo. Os serviços são realizados conforme a demanda das equipes de Manutenção da LT.

Eficácia dos Sinalizadores de Avifauna:

Monitoramento sazonal de trechos pré definidos da LT, com e sem sinalizadores para a avifauna. É efetivado trimestralmente, observando-se as interações das aves com a LT e efetuando-se o registro de colisões e a busca de carcaças sob a linha de transmissão. A estimativa é de que os serviços sejam concluídos em dois anos.

Monitoramento integra etapa de licença de operação do empreendimento
(Foto: Divulgação Pronatur)