All

11 de mar. de 2021 Monitoramento de corrente de desbalanço em banco de capacitores

No total, 11 projetos da CGT Eletrosul foram escolhidos para participar da etapa nacional do 1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras, cujo resultado final está previsto para ser divulgado em maio. A iniciativa da holding, que deve ser realizada a cada dois anos, tem foco em ideias já executadas e com benefícios mensuráveis.

No primeiro projeto da série especial para divulgar os trabalhos da CGT Eletrosul classificados para o prêmio, abordaremos a solução intitulada “Monitoramento online automático de corrente de desbalanço em banco de capacitores”, aprovado na categoria Finalístico.

Sistema de monitoramento automático evita colapso de equipamento

Em bancos de capacitores, a verificação de desequilíbrio de corrente de desbalanço é feita por meio de transformador de corrente de desequilíbrio na topologia “ponte H”. Com a queima de elos fusíveis em um dos ramos, ocorre um desbalanço; mas se, em seguida, de forma despercebida, houver a queima de elos fusíveis no outro ramo, uma corrente pode anular a outra, causando uma “falha oculta” e diminuindo a vida útil do elemento capacitivo devido à sobretensão aplicada nele.

Monitoramento Online

A supervisão virtual automática de correntes de desbalanço, além de evitar esta “falha oculta”, identifica o número de elos fusíveis rompidos – que, ultrapassado um limite, podem ocasionar efeito avalanche e, consequentemente, o colapso do banco de capacitores.

A ideia de inovação originou-se de Aliatar Jorge Sanidas Saboia, profissional da CGT Eletrosul agora aposentado, e foi implementada por profissionais do Setor de Engenharia de Manutenção de Transformadores, Reatores e Bancos de Capacitores, com supervisão da Gerência de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e apoio do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da CGT Eletrosul, de Joinville (SC).

Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br