Torres

Notícias A- A+

27 de fev. de 2023 Monitoramento de avifauna em LTs no RS e SC

A CGT Eletrosul conduziu o monitoramento da eficácia dos sinalizadores de avifauna em linhas de transmissão de 230 kV: Foz do Chapecó – Xanxerê, Circuitos 1 e 2, e Foz do Chapecó – Guarita, nos municípios de Xaxim e Chapecó, no Oeste catarinense, e Frederico Westphalen, Seberi e Erval Seco, no Noroeste gaúcho, respetivamente. O serviço foi desenvolvido no âmbito do Programa de Monitoramento e Manejo de Fauna, que integra o Plano Básico Ambiental (PBA) na fase de operação de LTs.

A atividade foi coordenada pelo Departamento de Gestão Fundiária e Ambiental e executada por empresa contratada. Trata-se de uma das primeiras ações de monitoramento ambiental de 2023, pertencentes à Campanha de Verão do segundo ciclo de execução do PBA. A proposta tem por objetivo identificar possíveis impactos do empreendimento sobre a avifauna local, determinando a efetividade dos sinalizadores instalados em alguns trechos da linha na diminuição dos acidentes envolvendo o grupo animal.

Em razão do clima ter influência no comportamento natural das aves, esse monitoramento é realizado trimestralmente - sendo uma campanha em cada estação do ano. Para isso, são analisados trechos das linhas de transmissão, com e sem sinalizadores, por meio da observação direta da interação das aves com as estruturas do empreendimento.


Programa de Monitoramento e Manejo de Fauna
(Fotos: Jucilene Jacoboski / ARVUT Meio Ambiente)

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube