Usina

21 de mar. de 2023 Liderança Feminina: 22 profissionais da CGT Eletrosul concluem capacitação

Promovido pelo Programa Springboard de Desenvolvimento para Mulheres, o Curso de Liderança Feminina formou 22 profissionais da CGT Eletrosul. A cerimônia de conclusão foi realizada no dia 13 de março, na Sede, em Florianópolis (SC). Trata-se de capacitação premiada pela contribuição ao empoderamento e desenvolvimento de mulheres no mundo. Na CGT Eletrosul, a iniciativa foi promovida por meio do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade, em parceria com o Setor de Educação Corporativa, vinculado ao Departamento de Gestão de Pessoas.

A ferramenta Springboard, metodologia criada há 30 anos e reconhecida com premiações da Order of the British Empire e do Sebrae Negócios de Impacto Social, reúne técnicas de comunicação não violenta, atenção plena e design thinking. O treinamento buscou aprimorar a autoconfiança e a liderança de mulheres.

Cada participante da CGT Eletrosul recebeu o certificado pelas mãos de um profissional escolhido por ser uma inspiração de liderança. Houve também espaço de diálogo mediado por Corinne Giely, representante do Springboard no Brasil.

Panorama

De acordo com o relatório da Unesco "Uma equação desequilibrada: participação crescente de Mulheres em STEM na ALC (América Latina e Caribe)", de 2021, o setor de energia globalmente ainda tem uma força de trabalho predominantemente masculina, evidenciando a desigualdade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Apenas 6% de mulheres atuam em posições de lideranças no setor elétrico, segundo estudo realizado em 2021 pela consultoria Fesa Executive Search.

“É o papel das empresas transformar essa realidade. A diversidade e inclusão gera valor para os negócios e representa um grande diferencial competitivo. Uma força de trabalho diversa constrói soluções inovadoras, cria um ambiente de trabalho mais saudável, gerando motivação e aumento de produtividade nos colaboradores”, ressalta Aline Webber, coordenadora do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade.

Percepções

“Como mulher, me sinto reconhecida dentro da organização. Mas, de modo geral, percebo que ainda possuímos um longo caminho a trilhar, para termos maior visibilidade e representatividade em ambientes que são predominantemente masculinos”, destaca a formanda Camila Porporatti Rosso, engenheira química e chefe do Setor de Logística de Geração Térmica.

Heloisa Klee de Vasconcellos, que é administradora e gerente da Divisão de Planejamento, Carreira e Desenvolvimento Pessoal, explica que conhecer o conceito de antifragilidade fez toda a diferença. “Além disso, é importante ter dedicação, seguir a intuição, montar uma rede de apoio, com empatia e equilíbrio - sem culpa! Se nós mulheres somos capazes de gerar uma vida, somos capazes de coisas que nem imaginamos”, destaca.

“A liderança abriu para mim novas perspectivas e abordagens para solução de problemas enfrentados na construção de espaço das mulheres como líderes”, compartilha Cristina Rabelo Engelke, gerente da Divisão da Captação de Recursos e Estudos Econômico-Financeiros.

Equidade e Igualdade de Gênero

Nas Empresas Eletrobras, a promoção da equidade e igualdade de gênero integra as premissas da Política de Responsabilidade Social. Já CGT Eletrosul também é signatária da declaração de apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), estabelecidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global. O Plano de Negócios e Gestão ( PNG 2022-2026 ) prevê o acompanhamento de indicadores, como o número de cargos de lideranças ocupados por mulheres. Desde 2006, a CGT Eletrosul também conta com o Comitê de Gênero, Raça e Diversidade (GRD). Em 2022, a empresa registrou um total de 14,5% de mulheres líderes no seu quadro efetivo.

Participantes receberam certificado pelas mãos de profissionais inspiradores
(Foto: Flora Neves)