Usina

30 de nov. de 2022 Laboratório de Metrologia Elétrica da CGT Eletrosul é referência no Brasil

O Laboratório de Metrologia Elétrica da CGT Eletrosul (LAMEE) obteve excelente resultado em auditoria da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. A avaliação destacou a instalação como uma das cinco melhores do país. A ação consiste no reconhecimento legal da competência de laboratórios de ensaio e calibração, avaliados segundo a norma NBR ISO/IEC 17025.

Este processo ocorre a cada dois anos, sendo realizado por auditoria externa e independente ligada ao Inmetro. A avaliação abrange também as instalações, equipamentos, gestão de qualidade, procedimentos e capacitação do corpo técnico do Laboratório. O LAMEE participa do Programa de Comparação Interlaboratorial (PCI), articulação nacional de ensaios de proficiência referência no setor elétrico. Por meio dele, um equipamento padrão circula entre todas as empresas, atestando os melhores laboratórios. Na reunião de encerramento junto à gerência do LAMEE, o avaliador técnico destacou a garantia de qualidade dos resultados do laboratório, atualmente entre as cinco melhores do Brasil. Além disso, a estrutura física também foi elogiada, principalmente acerca do alto nível dos seus padrões de referência.

Metrologia

O LAMEE é responsável pela manutenção de referências e disseminação da rastreabilidade metrológica das grandezas elétricas de tensão, corrente, resistência, potência e energia. É capaz de executar calibrações acreditadas de instrumentos elétricos com amplo escopo e baixa incerteza, prestando serviços internos e a terceiros. Em 2000, o Inmetro formalizou o Contrato de Acreditação nº 140 na área de eletricidade e a CGT Eletrosul passou a integrar a Rede Brasileira de Calibração.

Reconhecimento

Resultados como este são possíveis por meio do engajamento das equipes técnicas. A CGT Eletrosul reconhece o esforço dos empregados que atuam no Laboratório de Metrologia Elétrica da CGT Eletrosul (LAMEE): Miki Takao, engenheira responsável pela Coordenação Técnica, Fabricio Dalsasso Joaquim, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade, e Dariel Sedrez Rodrigues, encarregado do LAMEE.

Auditoria realizada pelo Inmetro atesta conformidade à NBR ISO/IEC 17025
Fotos: Mariana Eli, Fabricio Dalsasso Joaquim e Miki Takao)