Subestação

Notícias A- A+

14 de jun. de 2022 Hidrelétrica São Domingos completa nove anos

Nesta terça-feira (14/06), a Hidrelétrica São Domingos completa nove anos de operação comercial. Situada no rio Verde, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, na região Nordeste do Mato Grosso do Sul, a usina conta com duas unidades geradoras que garantem a potência total instalada de 48 MW. A energia gerada pelo empreendimento equivale ao consumo de cerca de 270 mil pessoas. Desde sua entrada em operação, a hidrelétrica vem recebendo melhorias em suas instalações, com a implantação de novos sistemas, proporcionando ainda mais eficiência e segurança.

Dentre os Programas e Planos Ambientais realizados na UHE São Domingos, sob a coordenação do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária, estão os programas de Educação Ambiental; Prevenção e Controle de Erosão e Assoreamento do Reservatório; Reflorestamento da Área de Preservação Permanente (APP); Monitoramento da Flora, Ictiofauna e de Qualidade da Água, dentre outras atividades. O projeto de Transposição e Monitoramento de Peixes na área da hidrelétrica foi destaque no Podcast GT Eletrosul Especial da Semana do Meio Ambiente de 2022.

A usina é telecontrolada pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico da CGT Eletrosul, em Florianópolis (SC), e recebe suporte do Centro de Manutenção e Apoio à Operação da Usina Hidrelétrica São Domingos. A Regional de Manutenção do Mato Grosso do Sul também auxilia nas atividades desempenhadas no empreendimento. Em aproveitamento da vazão sanitária da UHE São Domingos, está sendo construída a Central de Geração Hidrelétrica (CGH) Cachoeira Branca. Ela contará com uma potência instalada de 1,05 MW. O investimento estimado é de R$ 7,2 milhões.


Usina conta com duas unidades geradoras que totalizam 48 MW
(Foto: Valter M. Garcia Junior)

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube