Subestação

Notícias A- A+

11 de abr. de 2024 Eletrobras CGT Eletrosul conquista Prêmio América Latina Telecom Awards

O projeto de Digitalização do Sistema de Transmissão da subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul conquistou o Prêmio América Latina Telecom Awards (ALTA). Promovido pela UTC América Latina, associação do setor de telecomunicações para energia, gás e água, a premiação reconhece a empresa que se destacou, por meio de projetos inovadores, no aprimoramento de serviços e soluções oferecidos aos clientes, tornando mais eficiente sua própria operação. 

O diretor-presidente da Eletrobras CGT Eletrosul, Cleicio Poleto Martins, representou a companhia na cerimônia de premiação. “Nossa empresa tem a responsabilidade de levar eficiência ao setor elétrico, e esse projeto é uma das provas do nosso compromisso com a sociedade brasileira", ressaltou.

A solenidade ocorreu na noite dessa terça-feira (09/04), integrando a programação do UTCAL Summit (Utilities, Telecom & Technology Council America Latina), que prossegue até 12 de abril, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reúne especialistas e as principais empresas de tecnologia para debater as tendências no setor de utilities. Durante o encontro, estão sendo promovidos painéis, workshops e palestras sobre tecnologia, automação, cibersegurança, inteligência artificial, entre outros assuntos.

Eduardo Polvani Campaner, gerente executivo de Automação, Proteção e Telecomunicações da Eletrobras CGT Eletrosul e autor do projeto de Digitalização do Sistema de Transmissão, realizou apresentação sobre os reflexos da digitalização dos processos de proteção, controle, supervisão e telecomunicações na eficiência operacional das transmissoras, eliminando custos, proporcionado agilidade e ampliando a visibilidade para a tomada de decisões. “A empresa que não inserir a transformação digital como estratégia de negócio arcará com o peso da ineficiência operacional”, destacou.

Digitalização do Sistema de Transmissão

O projeto de Digitalização do Sistema de Transmissão tem como objetivo alcançar a redução da complexidade na modernização dos sistemas existentes de proteção e controle, por consequência reduzindo custos, tempo e ganhando agilidade nestes processos. A redução dessa complexidade seria proporcionada a partir da substituição do cabeamento metálico dos sistemas antigos pelo cabeamento óptico multiplexando digitalmente os sinais de atuação de proteção, controle e supervisão em vez de transmiti-los de forma analógica utilizando um par de fios para cada sinal. De acordo com o estudo, o processo digital de substituição de ativos de proteção e controle é mais prático, rápido e com menor aplicação de recursos.

Neste momento, a Eletrobras CGT Eletrosul executa a recapacitação e digitalização dos sistemas de proteção, controle e supervisão da Subestação Itajaí (600 MVA) e de duas entradas de linha da Subestação Blumenau (1.944 MVA), em Santa Catarina. Na fase atual, o projeto conta com os painéis em testes de fábrica e a conclusão da implantação está prevista para março de 2025. "Esse projeto vai servir de ponto inicial para que possamos alcançar cada vez mais eficiência nos nossos custos operacionais e velocidade na modernização dos nossos ativos", afirmou Eduardo Campaner. 

A iniciativa está alinhada às diretrizes estratégicas de inovação e tecnologia das Empresas Eletrobras, sendo também uma resposta ao desafio da modernização do sistema de transmissão brasileiro e a necessidade de assegurar a substituição racional e confiável da infraestrutura do sistema elétrico.

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube