Megawatt

19 de set. de 2023 Eletrobras CGT Eletrosul conclui recomposição da LT Itá – Nova Santa Rita

Ciclone no Rio Grande do Sul danificou três torres do sistema de transmissão

Cerca de 60 profissionais atuaram na recomposição emergencial de três torres que integram a Linha de Transmissão Itá – Nova Santa Rita C1 (525 kV), entre os municípios de Roca Sales e Muçum (RS). Foram necessários cinco dias para a recuperação completa das estruturas danificadas, sendo finalizada em 10 de setembro.

Após a conclusão da emergência, a LT foi colocada à disposição do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em observância aos mais rígidos controles de segurança e dentro do prazo regulatório. Na madrugada do dia 5 de setembro, fortes chuvas provocadas por um ciclone extratropical atingiram a região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, onde cruza parte do sistema de transmissão da Eletrobras CGT Eletrosul. O volume das chuvas provocou uma elevação de proporção histórica no nível do rio Taquari. A inundação com intensas correntezas causou a queda da torre 475, além de danos nas estruturas 474 e 476. Não houve interrupção no fornecimento de energia no sistema de transmissão da empresa na região.

Seguindo o plano de contingência da Eletrobras CGT Eletrosul, equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná atuaram prontamente na recuperação do sistema. Além da recuperação da torre 475, as estruturas 474 e 476 receberam a substituição do suporte que sustenta os cabos OPGW (para-raios e comunicação óptica).

O trabalho emergencial também contou com robusta infraestrutura, que incluiu guindastes, escavadeiras, caminhão munck, ambulância, barracas e banheiros químicos, além do fornecimento de alimentação e instalação de tecnologia de comunicação. Foram superados diversos desafios, incluindo a dificuldade de acesso às torres, após ocorrência das enchentes na região.

Além da execução dos trabalhos emergenciais, as equipes em campo também prestaram auxílio aos moradores das proximidades atingidos pela enchente, com atendimento realizado pela ambulância disponibilizada para acompanhamento da ocorrência, alimentação, água, serviços de maquinário na desobstrução de vias e limpeza de entulho.

A Eletrobras CGT Eletrosul, com seu quadro profissional altamente qualificado, sempre se posiciona de forma diligente e com a agilidade necessária em situações de emergências, evitando assim qualquer fragilidade que possa resultar em prejuízos no atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN).