Subestação

Notícias A- A+

7 de mar. de 2023 Dia Internacional das Mulheres - Lideranças Femininas da CGT Eletrosul

Na semana do Dia Internacional das Mulheres (08.03), destacamos a trajetória e o trabalho de seis gestoras de diferentes áreas, que estão à frente de cargos essenciais, em cada uma das Diretorias da CGT Eletrosul. São mulheres que há anos dedicam seu trabalho em diferentes frentes de atuação da empresa. Por isso, preparamos essa publicação especial com a mensagem de inspiração diante das conquistas de cada uma delas.

Em fevereiro, a holding e as Empresas Eletrobras receberam o Selo Bloomberg Gender-Equality Index 2023 (GEI 2023), índice global de referência que avalia a igualdade de gênero, integrando o grupo de 484 instituições, em 45 países e regiões. O reconhecimento foi concedido a empresas que estão comprometidas com a transparência na divulgação de dados sobre igualdade de gênero.

A promoção da equidade e igualdade de gênero faz parte da Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras, a companhia é signatária da declaração de apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), estabelecidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global.

Além disso, o Plano de Negócios e Gestão ( PNG ) da CGT Eletrosul prevê o acompanhamento de indicadores, como o número de cargos de gerência ocupados por mulheres. Desde 2006, a empresa também conta com o Comitê de Gênero, Raça e Diversidade (GRD).

Entre as ações realizadas dentro desta perspectiva, estão cursos de capacitação. No dia 13 de março, uma turma de 21 mulheres profissionais da CGT Eletrosul irá se formar no Curso de Liderança Feminina, promovido pelo Programa Springboard de Desenvolvimento para Mulheres, que recebeu prêmios pela contribuição ao empoderamento e desenvolvimento de mulheres no mundo. A iniciativa  é realizada por meio do Comitê GRD em parceria com o Departamento de Gestão de Pessoas. Em 2022, a empresa registrou total de 14,5% de mulheres líderes no quadro efetivo.
 


 

2º Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia

Ainda em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, nove empregadas da CGT Eletrosul estão participando presencialmente do 2º Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia, nos dias 7 e 8 de março, em Brasília (DF). Seis empregadas foram indicadas como representantes de cada Diretoria e outras duas sorteadas por meio de promoção do Comitê e do Departamento de Gestão de Pessoas, além da presença da coordenadora do GRD. O evento conta com 100% de palestrantes mulheres, com debates que propõem a análise dos desafios e perspectivas para o gênero feminino no ambiente de trabalho no segmento de energia.

MULHERES GESTORAS:

“Estou há 10 anos na empresa, na Operação da Termelétrica Candiota. Hoje, atuo no controle logístico dos insumos para o Departamento de Operação de Geração Térmica. Sou realizada em poder contribuir com meu trabalho para a geração de energia do País, sempre com comprometimento, dedicação, disciplina, planejamento e foco nos resultados. Como mulher, me sinto reconhecida dentro da organização. Mas, de modo geral, percebo que ainda possuímos um longo caminho a trilhar, para termos maior visibilidade e representatividade em ambientes que são predominantemente masculinos.”

 

 

 

 

 





 

“O que acho mais importante destacar em todos esses anos de empresa são as relações entre as pessoas. Criar uma rede coesa de colegas de trabalho nos ajuda a aprender e ensinar mais, a gerar e compartilhar conhecimento de forma mais natural, sempre tendo alguém para contar em momentos complicados e também de sucesso. Assim, é mais fácil passar pelas várias etapas da vida profissional e aceitar, discordar e mudar a forma de atuação quando necessário. Dessa forma, crescemos todos juntos!”

“Iniciei no RH da empresa em 2005 e, em 2009, fui nomeada chefe de setor. Em 2023, completo 10 anos como gerente da Divisão de Carreira e Educação Corporativa. Busco trilhar meu caminho profissional com muito comprometimento, constância, oferecendo o que eu tenho de melhor. O conceito de antifragilidade fez toda a diferença para mim. Além disso, é importante ter dedicação, seguir a intuição, montar uma rede de apoio, com empatia e equilíbrio - sem culpa! Se nós mulheres somos capazes de gerar uma vida, somos capazes de coisas que nem imaginamos, então: coragem! Viva uma vida da qual você se orgulhe.”

“A liderança abriu para mim novas perspectivas e abordagens para solução de problemas enfrentados na construção de espaço das mulheres como líderes. Assim, percebi que meu legado está pautado em contribuir para desenvolver novos líderes com feedbacks contínuos e orientação no desenvolvimento de suas carreiras, com a criação de oportunidade de desenvolvimento profissional para todos da equipe. E sempre reforçando nossos princípios de integridade, ética, respeito e o compromisso pela excelência e inovação no dia a dia.”

“Sempre busquei usar minha experiência profissional para alcançar os melhores resultados, com comprometimento e ética, o que me levou a ser reconhecida e assumir posições relevantes. E um pensamento que me guia é que ninguém constrói nada sozinho. Foi valorizando as pessoas que trabalham comigo que obtive tantas conquistas. Tenho muito orgulho da minha trajetória e de nós mulheres inspiradoras da CGT Eletrosul. Palmas para nós!”

“Comecei minha trajetória na empresa como bolsista e alcancei o nível mais elevado nas carreiras técnica e gerencial, tendo concluído mestrado, três MBAs e duas especializações. Consegui chegar onde queria, porque nunca deixei que nada e nem ninguém me limitasse. Sempre ousei em questionar: “Por que não?”. Por isso, a principal mensagem que gostaria de deixar é: sua vida é importante, e se você permitir viver sua essência, a felicidade e harmonia irão te acompanhar.”
 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube