Torres

Notícias A- A+

12 de mai. de 2023 Dia da Mães: grupo de afinidadaes destaca experiência pioneira da CGT Eletrosul

Em celebração ao Dia das Mães (14.05), uma experiência pioneira da CGT Eletrosul na valorização da maternidade no universo corporativo será ampliada a todas as Empresas Eletrobras. Trata-se do Grupo de Afinidades "Vivenciando a maternagem e a paternagem", que tem como objetivo oferecer suporte social como fator de proteção à saúde dos colaboradores que retornam da licença parental.

Habilidades como a capacidade de resolução de problemas, adaptabilidade, empatia e trabalho em equipe são potencializadas pelo cotidiano de uma mãe e devem ser valorizadas como fatores que as fazem profissionais ainda melhores. Comprometida com o fortalecimento das carreiras de mulheres, a CGT Eletrosul mantém, desde 2016, o grupo de apoio mútuo realizando encontros periódicos com especialistas, cursos e campanhas de conscientização.

"O grupo é importante para a troca de experiências, dicas e contatos de profissionais de saúde, por exemplo, além de doações de itens das pequenas. Outro ponto que gostaria de destacar é a sala de aleitamento materno, realmente faz toda a diferença, e está permitindo com que a minha filha receba o leite durante o período em que está na escola.", destaca Cláudia Urnau Schaff, mãe da Luísa, de 4 anos e da pequena Manuela que acaba de completar 6 meses. A profissional trabalha como analista econômico-financeira da Divisão de Captação de Recursos e Estudos Econômico-Financeiros.


Cláudia Schaff, analista econômico-financeira, com as filhas Manuela e Luísa
(Foto: Arquivo pessoal)

Desde 2015, empregadas mães da CGT Eletrosul têm acesso a Sala de Apoio ao Aleitamento Materno, na Sede, em Florianópolis (SC), além de contarem com licença especial, de duas horas a menos na jornada diária. Em reconhecimento pelas ações, a companhia foi uma das grandes vencedoras do Prêmio WEPs Brasil 2019 – Empresas Empoderando Mulheres, na categoria Empresas de Grande Porte – Prata. A premiação é uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, com apoio da União Europeia e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A expansão das ações do Grupo de Afinidades será coordenada pelo Comitê de Gênero Raça e Diversidade da CGT Eletrosul e pelo Setor de Acompanhamento Social e Funcional, com apoio das áreas de Gente, Gestão e Cultura e Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras. A operacionalização contará com a parceria da Maternidade nas Empresas, que, desde 2017, atua para fortalecer a equidade de gênero em ambientes corporativos.

A iniciativa tem como foco o fortalecimento de vínculos e acolhimento às mães, pais e figuras parentais nas empresas, e contribuindo para a criação de um ambiente psicologicamente seguro – o que favorece o aumento do engajamento das equipes e a inovação. Alinha-se à Política de Responsabilidade Social da Empresas Eletrobras, além das metas relacionadas à promoção da liderança feminina do Plano de Negócios e Gestão (PNG) e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 - Igualdade de Gênero.


Grupo de Afinidades "Vivenciando a maternagem e a paternagem"​

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube