All

Notícias A- A+

17 de jan. de 2023 Consciência ambiental e recuperação de espécie da Mata Atlântica

Com foco na conservação ambiental e recuperação da biodiversidade da Mata Atlântica, o Projeto Palmito é realizado por uma equipe de pesquisadores do Centro Tecnológico Satc (CTSatc), em Criciúma (SC). A iniciativa é financiada com recursos da CGT Eletrosul, por meio do Edital de Projetos Socioambientais das Empresas Eletrobras 2021, que fomenta projetos voltados à geração de valor socioeconômico em comunidades e à recuperação da biodiversidade.

“Nosso objetivo é mostrar para os estudantes o quanto a espécie é importante, para que eles também contribuam na preservação. O contato nas escolas é fundamental. Aqui em Morro Grande, a recepção dos alunos, as dúvidas e a interação tem sido muito boa”, ressaltou o biólogo e pesquisador Mauro Zavarize, coordenador do Projeto Palmito.

Em fase de execução, a iniciativa promove a caracterização da vulnerabilidade da espécie Euterpe edulis, o Palmito Jussara, na região Sul de Santa Catarina, no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, envolvendo os municípios de Morro  Grande, Siderópolis, Nova Roma, Meleiro, Morro Chato, Forquilhinha, Cocal do Sul, Criciúma e Nova Veneza. Além da identificação de plantas matrizes, também é realizada a coleta de sementes e produção de mudas. Estão sendo realizadas ações de conscientização, por meio de atividades socioambientais junto a comunidades e escolas dos municípios envolvidos, buscando levar conhecimento sobre a importância da espécie.


Apoio e investimento socioambiental na recuperação do Palmito Jussara
(Fotos: Divulgação/CTSatc)

Educação Ambiental

Serão beneficiadas aproximadamente 200 crianças em idade escolar, abrangendo suas famílias, comunidade que habita no entorno da reserva, totalizando 22 mil pessoas, por meio do plano de comunicação. Nas visitas, além de apresentar o projeto e abordar a importância da Palmeira Juçara para o ecossistema ambiental regional, os pesquisadores apresentam os materiais didáticos. A cartilha traz Tutuco, um tucano esperto que conta um pouco da história da espécie, além de jogos e conteúdo explicativo.


Sensibilização de cerca de 200 crianças diretamente
(Fotos: Divulgação/CTSatc)

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube