Megawatt

10 de abr. de 2023 Concluído reforço em sistema de transmissão no Paraná

Foram concluídos serviços de reforços no seccionamento da linha de transmissão, de 230 kV, Maringá - Londrina C1 na Subestação Sarandi – unidade com módulo geral de propriedade da Copel. Os investimentos realizados pela CGT Eletrosul para a efetivação do empreendimento foram de aproximadamente R$ 22 milhões.

O seccionamento foi entregue com 38 dias de antecipação ao prazo estabelecido pela Resolução Autorizativa Aneel nº 8.795/2020. Foram implantados dois novos módulos de entrada de linha em 230 kV, além da construção de uma casa de controle para a CGT Eletrosul e os novos ramais de linha de 230 kV, com 1,5 km de extensão. Como resultado, foram geradas as novas linhas de 230 kV, Maringá - Sarandi Circuito 2 e Londrina - Sarandi Circuito 1.

Busca-se, por meio da obra, eliminar a sobrecarga da linha 230 kV Maringá - Sarandi C1 na condição N-1, trazendo maior confiabilidade operacional para o atendimento às cargas da subestação. Ao final das atividades de construção, os novos ativos foram comissionados e liberados para a operação comercial. A etapa do comissionamento contou com a participação dos Departamentos de Engenharia do Sistema; de Manutenção e Apoio à Operação; de Automação, Proteção e Telemática; e de Operação. Os serviços de campo iniciaram em agosto de 2022 e contaram com um contingente superior a 50 trabalhadores das empresas contratadas no pico das frentes de obras.

Seccionamento da LT Maringá - Londrina C1 na Subestação Sarandi
(Foto: Thiago Chagas da Rosa)