All

3 de mar. de 2023 Concluído projeto de modernização da iluminação da Sede

No domingo (05.03), será celebrado o Dia Mundial da Eficiência Energética. A utilização de técnicas construtivas de eficiência energética sempre esteve presente nos projetos arquitetônicos da CGT Eletrosul, evidenciando seu compromisso com a sustentabilidade. Para marcar este dia, que relembra nosso propósito em busca do desenvolvimento sustentável, destacamos a conclusão do projeto de modernização da iluminação do edifício-sede, em Florianópolis (SC).

Foram finalizadas todas as etapas das obras e a iluminação foi 100% renovada com tecnologia LED. No total, foram substituídas 7.450 lâmpadas fluorescentes tubulares na área interna e mais 161 na área externa, sendo 153 luminárias a vapor de sódio no estacionamento e outras oito no pátio.

O projeto segue agora para a última fase, com a contratação de empresa certificada para verificar os resultados das substituições de todas as lâmpadas, conforme o contrato firmado com a Celesc. Iniciado em junho de 2022, a modernização faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel, realizado pela Celesc, por meio de chamada pública.

A ação tem coordenação da Gerência de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e da Divisão de Gestão e Manutenção Predial, Segurança Patrimonial e Bens Patrimoniais. Em agosto, com 40% das lâmpadas substituídas, uma pesquisa de satisfação interna mostrou que 96% dos respondentes aprovaram a mudança e avaliaram que houve melhorias na iluminação e, também, na segurança.

O objetivo do projeto é a economia energética de 440 MWh e financeira de R$ 166 mil por ano, com redução de demanda de 10 kW. O investimento é de cerca de R$ 900 mil, com parte do valor repassada pela Celesc, após a execução, e o restante sendo de responsabilidade da CGT Eletrosul.

Iluminação foi completamente renovada com tecnologia LED
(Fotos: Jessica Antunes)