Megawatt

9 de ago. de 2021 Concluída ampliação da Subestação Palhoça

Foi entregue à operação comercial o novo transformador 1 (230/138 kV e 150 MVA) da Subestação Palhoça, em substituição ao anterior com 84 MVA de potência. A instalação do novo equipamento aumentou a capacidade de transformação da Subestação Palhoça de 234 MVA para 300 MVA.

O investimento de cerca de R$ 8 milhões na ampliação "I" proporciona reforço e maior confiabilidade ao sistema eletroenergético da região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, eliminando sobrecargas em contingências das unidades transformadoras da SE Palhoça. A energização do novo ativo foi realizada com cinco meses de antecedência e possibilitará o adiantamento da Receita Anual Permitida (RAP), cujo valor é de cerca de R$ 1,41 milhão (conforme previsto na Resolução Autorizativa no 7.529/2018).

Em conjunto com as obras de instalação do novo transformador 1, também foram substituídos na conexão de 230 kV três chaves seccionadoras e três transformadores de corrente, e no módulo de conexão de 138 kV um disjuntor. Ainda em atendimento às atividades da ampliação, foram adequados para a nova capacidade de operação os barramentos de 230 kV e 138 kV vinculados ao transformador 1.

Instalação do novo transformador aumentou a capacidade de transformação
da Subestação Palhoça - Foto Douglas Martins Antunes

Antecipação

O prazo limite estipulado pela Aneel era 28 de dezembro de 2021 para a entrada em operação do novo equipamento. A conclusão da ampliação "I" foi antecipada pela CGT Eletrosul. As obras foram iniciadas em março, com a mobilização da empresa responsável pela execução das atividades e com o recebimento do novo transformador.

As atividades e testes finais de comissionamento foram desenvolvidos por equipes dos Departamentos de Operação (DOS), de Automação, Proteção e Telemática (DTL), de Manutenção (DMS) e da Engenharia do Sistema (DES), que, após a validação dos ensaios, liberou o novo equipamento para energização.

Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br