Megawatt

18 de jul. de 2023 Comunidades do Rio Grande do Sul recebem ações do Programa de Segurança de Barragens

Equipes dos Departamentos de Gestão da Manutenção do Sistema e de Manutenção e Apoio à Operação, junto à Divisão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, estiveram presentes nos municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro (RS), para prosseguir com as ações do Programa de Segurança de Barragens da CGT Eletrosul. No primeiro semestre, no âmbito das iniciativas de Comunicação Social, foram visitadas 37 residências localizadas na área de influência da Hidrelétrica Passo São João (77 MW), com propósito de conscientizar sobre o trabalho preventivo realizado pela empresa.

O diálogo com as comunidades teve como objetivo mapear e cadastrar as residências, a fim de atender os planejamentos de prevenção e segurança do plano. As entrevistas possibilitaram às equipes conhecerem a realidade individual de cada morador, a exemplo de pessoas que necessitam de auxílio para desocupação do local, em caso de emergência. Os levantamentos contabilizaram 178 residentes na área de influência do empreendimento. O relatório das atividades aponta que, em sua maioria, os moradores passaram a residir no local após construção da barragem, utilizando suas propriedades, principalmente, para fins de cultivo e criação de animais.

O trabalho desenvolvido também contou com o apoio das equipes do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária, com auxílio de um sistema de informação geográfica que realiza a gestão espacial dos dados armazenados e levantados em campo.

PCH Barra do Rio Chapéu

Anteriormente, a atividade foi realizada no município de Rio Fortuna (SC), visando seguir o mesmo procedimento, porém com as famílias residentes no entorno da PCH Barra do Rio Chapéu. Nessa oportunidade, foram apontadas 11 residências na área de abrangência do empreendimento, além de 91 moradores da região. Constatou-se que grande parte habitava o local antes da construção da barragem.

Programa

O ciclo 2023 do Programa de Segurança de Barragens integra um conjunto de propostas que atendem ao Plano de Ação de Emergência (PAE), estabelecido pela Lei 12.334/2010. O projeto multidisciplinar, que congrega diferentes departamentos da companhia, tem a finalidade de implementar procedimentos de segurança junto as pessoas residentes na área de influência das hidrelétricas. A ação refere-se ao cumprimento das exigências da Lei de Segurança de Barragens (12.334/2010), na busca por identificar agentes ligados a possíveis ocorrências de alerta nos empreendimentos. A partir disso, deve-se cumprir um levantamento cadastral e mapeamento atualizado da população existente nas chamadas Zonas de Auto Salvamento (ZAS), incluindo a identificação de vulnerabilidades sociais.

Equipe multidisciplinar atuou em Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro (RS) nas ações do Programa de Segurança de Barragens

(Fotos: Leonardo de Paula)