Subestação

Notícias A- A+

4 de mai. de 2023 CGT Eletrosul tem nova Diretoria Executiva

Está em vigor a nova estrutura organizacional de topo das subsidiárias integrais da Eletrobras: CGT Eletrosul, Chesf, Eletronorte e Furnas. As mudanças compõem o conjunto de iniciativas priorizadas pelo Escritório de Transformação da Eletrobras, que tem por objetivo acompanhar, de forma centralizada, todos os projetos relacionados à nova fase da companhia no momento pós-capitalização. Cada subsidiária tem agora uma estrutura composta por diretor-presidente; diretor de Operação e Manutenção; diretor de Comercialização; e diretor Administrativo-Financeiro.

Na CGT Eletrosul, Cleicio Poleto Martins foi nomeado diretor-presidente; Ildo Wilson Grüdtner segue a frente da Diretoria de Operação e Manutenção; Eduardo Cardeal Tomazzia responde pela Diretoria Administrativo-Financeira; e Alceu Vieira Neto assume a Diretoria de Comercialização.

Com a nova estrutura, cada subsidiária passou pela redução de duas diretorias. “Estamos buscando maior eficiência, agilidade e integração nas atividades, para acelerar ainda mais as iniciativas da transformação. Todo o processo é conduzido de forma a garantir a continuidade das atividades nas empresas, sem risco operacional”, afirma o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior.

Também foram extintos os Conselhos de Administração na CGT Eletrosul, Eletronorte e Furnas. O conselho de administração da Chesf permanece em funcionamento, pois a empresa ainda está registrada como companhia de capital aberto.

 

 Diretoria Executiva da CGT Eletrosul: 

 

Diretor-Presidente: Cleicio Poleto Martins

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cleicio Poleto Martins possui especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Energia e Sustentabilidade pela UFSC. Com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico, atuou como Engenheiro de Operação na Gerasul/Tractebel Energia, entre 2001 e 2008; e por dois anos foi Coordenador de Operação de Usinas de Geração na Vale. No período de 2010 a 2018, foi Gerente de Operação e Manutenção na Engie. Entre dezembro de 2018 e janeiro de 2023, exerceu mandato como Diretor-Presidente da Celesc, onde também integrou o Conselho de Administração. No período de setembro de 2022 a janeiro de 2023, foi ainda membro do Conselho de Administração da EDP Transmissão Aliança SC. Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC (CCA+). Em maio de 2023, foi nomeado Diretor-Presidente da CGT Eletrosul.
 

Diretor de Operação e Manutenção: Ildo Wilson Grüdtner

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ildo Wilson Grüdtner possui especialização em Sistemas Elétricos de Potência pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG). Em 1980, ingressou na Eletrosul como Engenheiro de Estudos de Sistema, e exerceu diversas funções gerenciais. Com mais de 40 anos de experiência no setor elétrico, dedicou parte de sua trajetória ao Ministério de Minas e Energia, onde foi Diretor do Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico da Secretaria de Energia Elétrica; em duas ocasiões, foi Secretário Adjunto de Energia Elétrica; e em outros dois períodos, foi Secretário de Energia Elétrica. Em abril de 2019, assumiu a Diretoria de Operação da Eletrosul. Com a unificação das operações da CGTEE e Eletrosul, em janeiro de 2020, passou a responder pela Diretoria de Operação da CGT Eletrosul. Em maio de 2023, foi nomeado Diretor de Operação e Manutenção.


Diretor Administrativo-Financeiro: Eduardo Cardeal Tomazzia

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eduardo Cardeal Tomazzia possui mestrado em Economia, também pela UFSC, e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ingressou na Eletrosul em 2007, iniciando na função de Analista Econômico-Financeiro. Em 2011, assumiu a gestão da Divisão de Planejamento e Programação Orçamentária. No ano de 2013, foi designado gerente da Coordenadoria de Estudos Econômicos e Financeiros. De 2018 a 2019 atuou como Gerente do Departamento de Planejamento, Captação de Recursos e Controladoria. No período de julho de 2019 a abril de 2023, desempenhou a função de Assistente Executivo da Diretoria Financeira. Também exerceu atividades em conselhos de empresas e entidades. Em maio de 2023, foi nomeado Diretor Administrativo-Financeiro da CGT Eletrosul.


Diretor de Comercialização: Alceu Vieira Neto

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alceu Vieira Neto possui especialização em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Ingressou na Eletrosul em 1989, iniciando na função de Engenheiro de Controle de Obras em Subestação. Em sua trajetória de mais de 30 anos na empresa, atuou também como Engenheiro de Manutenção de Instalações, de Estudo de Sistemas Elétricos de Potência e de Estudos Energéticos, além de desempenhar funções nas áreas de Mercado e Negócios. Em 2021, assumiu como Gerente da Divisão de Planejamento da Expansão do Sistema Elétrico. No período de junho de 2006 a junho de 2017, exerceu a função de Gerente de Assessoria de Comercialização de Energia Elétrica. Entre julho de 2017 e abril de 2023, atuou como Gerente de Departamento de Comercialização de Energia. Também desempenhou atividades em conselhos de empresas do setor elétrico. Em maio de 2023, foi nomeado Diretor de Comercialização da CGT Eletrosul.

 

    Perfil Corporativo da CGT Eletrosul:

Uma das principais empresas de energia elétrica do Brasil, a CGT Eletrosul atua nas áreas de geração, transmissão e comercialização. Subsidiária integral da Eletrobras, a companhia é resultante da unificação das operações das antigas subsidiárias Eletrosul e CGTEE. Fazendo frente aos desafios do setor elétrico, investe fortemente em pesquisa e inovação para fomentar o uso eficiente de fontes alternativas e diversificar a matriz energética brasileira. Com sede em Florianópolis (SC), a empresa conta com amplo portfólio de empreendimentos no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de Mato Grosso do Sul. Também é parceira estratégica na gestão das hidrelétricas Jirau e Teles Pires, na região Norte do Brasil.

 


Alceu Vieira Neto - Diretor de Comercialização
Ildo Wilson Grüdtner - Diretor de Operação e Manutenção
Cleicio Poleto Martins - Diretor-Presidente
Eduardo Cardeal Tomazzia - Diretor Administrativo-Financeiro
(Foto: Jéssica Antunes)

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube