All

2 de jan. de 2023 CGT Eletrosul: sucesso nos três anos de atuação unificada

Uma organização renovada, em plena transformação, com trajetória marcada pelo sucesso da sinergia entre duas empresas originárias. Esta é a CGT Eletrosul, companhia resultante da unificação das operações das subsidiárias da Eletrobras na região Sul. Nesta segunda-feira (02.01), a nova configuração estrutural e a convergência de negócios completou três anos.

Neste novo contexto corporativo, a empresa reúne as principais características provenientes da Eletrosul e da CGTEE, integrando ativos de geração hidrelétrica, eólica e solar, além do robusto sistema de transmissão, juntamente com um empreendimento termelétrico. O portfólio completo e diversificado garante energia firme ao sistema elétrico brasileiro, atendendo com eficiência e qualidade a todos os requisitos dos órgãos regulatórios, beneficiando a sociedade e proporcionando satisfação ao mercado consumidor.

É importante registrar que o maior ativo da nova configuração da CGT Eletrosul continua sendo a sua força de trabalho. A excelente qualificação técnica e o engajamento do corpo funcional credenciam a empresa a enfrentar o futuro com segurança e otimismo. A união das operações trouxe à companhia sinergia operacional, tributária, econômico-financeira e societária, demonstrando que a decisão estratégica da Eletrobras de unir a CGTEE e a Eletrosul se mostrou acertada, visto os ótimos resultados conquistados nestes últimos três anos.

RESULTADOS

No período de 2020 a 2022, a CGT Eletrosul registrou acentuada evolução no desempenho financeiro. Destaque para a ampliação das receitas e do lucro, a redução significativa da dívida e a expansão da capacidade de investimento. O patrimônio líquido da empresa, por exemplo, saltou de R$ 7,8 bilhões em 2020 para R$ 8,9 bilhões no terceiro trimestre de 2022. Além de entregar valor à sociedade com a excelente qualidade dos serviços prestados, a companhia recolheu ainda mais de R$ 1 bilhão em impostos destinados à União, estados e municípios.

EXPANSÃO

A CGT Eletrosul prossegue com projetos de modernização, ampliação e reforço de seu sistema, aumentando ainda mais a qualidade e a confiabilidade do fornecimento energético à sociedade brasileira.

No segmento de Transmissão, em dezembro de 2022, constavam em andamento na carteira de investimentos obras de reforços e melhorias de grande porte em 22 empreendimentos. No período de 2020 a 2022, outros 22 empreendimentos foram concluídos, em cumprimento ou em antecipação aos prazos de energização estabelecidos no ato de outorga da Aneel.

Entre 2020 e 2022, foram investidos aproximadamente R$ 660 milhões na expansão, reforço e melhoria do sistema de transmissão da companhia. Essas adequações abrangem a região Sul e o Mato Grosso do Sul, com o propósito de aumentar a capacidade de transmissão e a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ainda no segmento de Transmissão, foram incorporadas três SPEs aos ativos da CGT Eletrosul: Transmissora Sul Brasileira de Energia (TSBE) (2020), com 788 km de LTs, Fronteira Oeste Transmissora de Energia (FOTE) (2021), com 272 km de LTs e 2 subestações (616 MVA), e Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE) (2022), com 467 km de LTs e 1.419 MVA de capacidade de transformação. Um investimento total de R$ 300 milhões.

Já no segmento de Geração, em novembro de 2022, foi finalizada a implantação da Central de Geração Hidrelétrica (CGH) Cachoeira Branca (1,05 MW), com investimentos de mais de R$ 13 milhões. O empreendimento, construído à jusante da barragem da UHE São Domingos, aproveita a vazão sanitária da usina situada no rio Verde, entre os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara (MS).

E vem mais novidades por aí. Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico de sua área de atuação, bem como contribuir para o aumento da oferta de energia elétrica à população, a CGT Eletrosul avança na construção do Parque Eólico Coxilha Negra (302 MW), na região de Sant’Ana do Livramento (RS), com investimento superior a R$ 2,1 bilhões. O início da operação desse empreendimento está previsto para ocorrer até o final do ano de 2024.

Com um portfólio diversificado e expansão da receita, a companhia prevê a continuidade de investimentos em todas as áreas de negócio, assim como ganhos de escala na comercialização de energia, diante de um panorama promissor no contexto do processo de transformação das Empresas Eletrobras.