Torres

22 de mar. de 2023 CGT Eletrosul registra lucro recorrente de R$ 750 milhões em 2022

O lucro recorrente da CGT Eletrosul em 2022, comparado ao acumulado do ano anterior, cresceu 19,1%, e atingiu R$ 750 milhões, demonstrando a expansão sustentável da empresa. Já o lucro líquido acumulado alcançou R$ 407 milhões, representando um aumento de 39,7% sobre o mesmo período de 2021. O resultado conquistado reflete o melhor desempenho da CGT Eletrosul nos segmentos de geração e transmissão de energia.

No ano passado, o resultado operacional medido pelo Ebitda CVM (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) da CGT Eletrosul reduziu 6,7% em relação ao mesmo período de 2021, alcançando R$ 919 milhões. A variação foi influenciada pela contabilização no ano de 2021 do resultado do reperfilamento financeiro da RBSE. Também foi destaque o resultado financeiro líquido registrado no período, reduzindo a despesa líquida em 2021 de R$ 303 milhões para R$ 59 milhões em 2022.

A CGT Eletrosul registrou dívida líquida de R$ 1,84 bilhão em 2022. O número representa redução de 19,4% em relação ao montante de R$ 2,28 bilhões observado no balanço anual de 2021.

A relação Dívida Líquida/Ebitda Ajustado, calculada para o ano, ficou em 1,3 vez, demonstrando a grande capacidade da CGT Eletrosul em obter financiamentos para expansão. As disponibilidades imediatas atingiram R$ 1,4 bilhão.

Mais de R$ 600 milhões em investimentos

A CGT Eletrosul investiu, em 2022, sob a ótica orçamentária, mais de R$ 608 milhões nos segmentos de Transmissão, Geração e Infraestrutura. O montante atingiu 96% do investimento planejado para o período.

No setor de Transmissão, destaque para os investimentos em reforços e melhorias do sistema, totalizando mais de R$ 123 milhões. Esses investimentos são fundamentais para garantir a segurança e a confiabilidade do sistema. Além disso, foram investidos mais de R$ 200 milhões na ampliação do sistema, o que possibilitará o atendimento de novos clientes e o aumento da capacidade de transmissão de energia.

No segmento de Geração, a CGT Eletrosul investiu R$ 236 milhões na ampliação do sistema de geração, sendo que o projeto do Parque Eólico Coxilha Negra responde por 97% desse montante. Esses recursos visam a expansão da capacidade instalada de geração de energia, o que é essencial para atender ao crescimento da demanda energética na região de atuação da empresa. Também foram realizados investimentos em manutenção do sistema de geração, garantindo a operação confiável dos equipamentos e a segurança das pessoas.

Já no setor de Infraestrutura, foram investidos mais de R$ 34 milhões em manutenção e adequação de bens imóveis, bens móveis e ativos de informática. Esses investimentos são importantes para garantir a operação eficiente dos processos e sistemas, além de proporcionarem um ambiente de trabalho seguro e adequado aos colaboradores.

Em resumo, os investimentos realizados em 2022 refletem o compromisso da CGT Eletrosul em oferecer um serviço de qualidade aos clientes, além de contribuírem para o desenvolvimento dos estados da área de atuação da empresa.

Mais Informações

Presidente Antonio Krieger e membros da Diretoria Executiva