Torres

18 de jan. de 2023 CGT Eletrosul realiza primeira venda de certificado de energia renovável

O caminho para um mundo mais sustentável passa pela descarbonização da economia e a transição energética. Isso significa a redução do uso de combustíveis fósseis e aumento da eficiência energética em seus processos, diminuindo emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Nesse contexto, existe um crescente movimento das empresas pela mitigação de suas emissões de GEEs. Em dezembro, a CGT Eletrosul realizou a primeira venda de Internacional REC Standard (I-REC), que é o Certificado Internacional de Energia Renovável. Iniciativa consolida participação da empresa no mercado de comercialização de certificados de energia renovável.

I-REC

Trata-se de um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia. Na prática, é um certificado que garante que a energia produzida por uma usina foi gerada a partir de uma fonte renovável como o sol, vento, água e biomassa. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia elétrica renovável. Ao adquirir um I-REC, um cliente consegue comprovar que a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte de energia renovável e reduzir as emissões de GEEs gerados pelo seu consumo de energia, chamadas de emissões de Escopo 2.

Estratégia

Atenta ao nicho de mercado e em linha com estratégia de ampliar o portfólio de produtos para seus clientes, a CGT Eletrosul registrou as usinas eólicas Cerro Chato I, II e III junto ao Instituto Totum para emissão dos certificados I-REC. A oferta de I-RECs integra o conjunto de ações empreendidas pela empresa visando o objetivo estratégico de ampliação do portfólio de produtos para seus clientes. A CGT Eletrosul também poderá utilizar os certificados de energia renovável para abater as emissões de GEEs gerados pelo seu consumo de energia.