Usina

Notícias A- A+

14 de jun. de 2022 CGT Eletrosul implanta projeto de captação da água da chuva

A CGT Eletrosul concluiu a implantação de um projeto de captação de água pluvial na Sede, em Florianópolis (SC), com o objetivo de fomentar a adoção de práticas sustentáveis. A instalação da estrutura durou cerca de um mês, sendo utilizada parte do telhado da Casa de Jardinagem. A água da chuva coletada é destinada para regar a horta do Composta CGT Eletrosul.

Elaborado pela Divisão de Gestão Ambiental e com instalação acompanhada pelo Divisão de Gestão e Manutenção Predial, Segurança Patrimonial e de Bens Patrimoniais, o projeto tem o objetivo de reduzir o consumo de água da Sede e atender a horta, além de estimular o uso sustentável. A iniciativa está alinhada à Política Ambiental das Empresas Eletrobras, promovendo educação ambiental através da visitação no local.

Levando em consideração a média de chuvas de Florianópolis e a área utilizada da Casa de Jardinagem, que é de 82,56 m2, a quantidade de água que pode ser poupada através do sistema de captação é de cerca de 230 litros por dia. A projeção de economia obtida em um ano, se o volume de água captada deixar de ser consumida da rede, é de aproximadamente R$ 1 mil. Incluindo calhas, cisterna e outros componentes, o investimento no projeto foi de R$ 6.430,00.

Aplicação em Residências

O projeto é replicável em pequenas unidades consumidoras. A captação em residências com telhados de 50 m2 é capaz de armazenar, em média, uma quantidade de 130 litros por dia. Esse volume de água poderia ser utilizado diretamente para lavar calçadas e regar plantas, por exemplo. Para os cálculos gerais do projeto, a equipe da Divisão de Gestão Ambiental formulou uma planilha demonstrativa. Sua intenção é dimensionar, automaticamente, o tamanho do reservatório e os custos para sua implantação. Além disso, a fórmula possibilita ainda a contabilização da água disponível para uso e estima a economia obtida com a instalação do sistema na residência.

CONHEÇA AS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO EM RESIDÊNCIAS

SIMULE OS CUSTOS


Economia de água pode chegar a 230 litros por dia na Sede

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube