All

Notícias A- A+

1 de dez. de 2021 CGT Eletrosul conquista certificação em Governança Corporativa

Nesta quarta-feira (01/12), a CGT Eletrosul conquistou um importante reconhecimento do Governo Federal. A companhia recebeu a Certificação Nível 2 do Indicador de Governança (IG-Sest) 5º Ciclo. Trata-se de um relevante instrumento de acompanhamento contínuo do cumprimento de diversos dispositivos legais e de boas práticas de governança pelas empresas estatais federais de controle direto da União e subsidiárias selecionadas. A avaliação apoia e promove iniciativas de modo que todas as empresas possam cumprir integralmente a Lei nº 13.303 de 2016, conhecida como Lei das Estatais.


O presidente Antonio Carlos Nascimento Krieger, que representou a CGT Eletrosul no evento, em Brasília (DF), recebeu a certificação entregue pelo secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Ricardo Faria. Além da CGT Eletrosul, a subsidiária Eletronorte também conquistou a certificação Nível 2. A holding Eletrobras recebeu a certificação Nível 1. A cerimônia contou, ainda, com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes.


Neste 5º ciclo, 60 estatais foram avaliadas, sendo 45 de controle direto e 15 subsidiárias. Do total, 31 (52%) foram certificadas, sendo 16 no Nível 1 e 15 no Nível 2. A metodologia aplicada pelo IG-Sest é composta pelas seguintes dimensões: Governança – Conselhos e Diretoria, Transparência e Gerenciamento de Riscos e Controles. A partir dos resultados apresentados, são aferidos notas de classificação e o nível de certificação da empresa. Nesta edição, o Indicador de Governança incorporou, além de parte dos aspectos avaliados nos ciclos anteriores, recomendações e diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).


Comissão de Avaliação

Os questionários preenchidos pelas empresas, bem como a documentação apresentada, foram analisados por uma Comissão de Avaliação, da qual fizeram parte representantes da Sest (Coordenação-Geral de Avaliação e Monitoramento de Estatais, Coordenação de Avaliação das Empresas Estatais e outros servidores públicos da Sest) e membros independentes (representantes da Brasil Bolsa Balcão, Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Universidade de Brasília).

 

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube