Usina

15 de set. de 2022 CGT Eletrosul assina Compromisso Lixo Zero

A CGT Eletrosul assinou o Compromisso Lixo Zero para a Sede, em Florianópolis (SC), dando início ao processo de certificação validado pela ZWIA (Zero Waste International Alliance). O documento reúne onze princípios para redução do impacto ambiental. Entre as iniciativas implementadas destacam-se a compostagem de orgânicos, a utilização de copos retornáveis, chamada pública para associações de catadores de materiais recicláveis, dentre outras.

Este comprometimento contribui para a mudança de hábitos, transforma a realidade interna, melhora os indicadores de sustentabilidade e os reportes às partes interessadas, destacando a empresa no mercado, por valorizar a sustentabilidade e comprovar seus resultados com transparência e credibilidade.

A assinatura do Compromisso Lixo Zero é um passo importante para a CGT Eletrosul. Entretanto, o processo de certificação envolve ainda três etapas: preenchimento detalhado do relatório de gestão de resíduos, pré-auditoria online e auditoria presencial. As inspeções serão realizadas por empresa prestadora de serviço homologada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Após as auditorias, a CGT Eletrosul receberá o certificado com validade de um ano e associado ao percentual de resíduos que têm destinação ambientalmente mais adequada que os aterros sanitários. O Selo Rumo ao Lixo Zero é voltado a empresas que desviam entre 50% e 89% dos seus resíduos. Já a Certificação Lixo Zero é concedida àquelas que desviam mais de 90% dos resíduos gerados.

Compostagem de orgânicos em projeto na Sede da CGT Eletrosul
(Foto: Christian Teixeira)