24 de ago. de 2022 Avança projeto de modernização da iluminação da sede da CGT Eletrosul

As primeiras etapas das obras de modernização da iluminação da sede da CGT Eletrosul, em Florianópolis (SC), foram concluídas. Seguindo o cronograma, 40% da iluminação foi renovada. É possível perceber grande mudança e ganho de qualidade em toda a área externa e no hall do edifício. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel, realizado pela Celesc, por meio de chamada pública.

Até o momento, foram substituídas 2.794 lâmpadas fluorescentes tubulares na área interna e 153 luminárias a vapor de sódio no jardim da Sede, tudo por tecnologia LED. O serviço está sendo coordenado pela Gerência de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e pela Divisão de Gestão e Manutenção Predial, Segurança Patrimonial e Bens Patrimoniais.

A fim de analisar a percepção do público interno em relação às mudanças, foi realizada uma pesquisa de satisfação. O resultado aponta avaliação de 96% dos respondentes de que houve otimização na iluminação do estacionamento. Os colaboradores destacam a boa organização e sinalização durante as obras, além da melhoria estética, de claridade e, consequentemente, a segurança. Ressalta-se especialmente a área do bicicletário e do estacionamento.

As obras, em andamento desde o dia 1º junho, têm como objetivo a economia energética de 440 MWh e financeira de R$ 166 mil por ano, com redução de demanda de 10 kW. Está prevista a substituição de cerca de 8 mil pontos de iluminação, representando quase a totalidade dos sistemas. O serviço, além da substituição da iluminação, inclui também o descarte adequado do material antigo por empresa credenciada e habilitada. O processo prevê a descontaminação e reciclagem das lâmpadas a vapor de sódio, fluorescentes e reatores, cumprindo a responsabilidade ambiental do projeto. A conclusão dos trabalhos deve ocorrer em aproximadamente três meses. O investimento na modernização é estimado em R$ 900 mil. Uma grande parte do valor será repassada pela Celesc após a execução. Os custos restantes são de responsabilidade da CGT Eletrosul.

Substituição da iluminação na área interna e externa (Fotos: Jéssica Antunes)