All

Destaque A- A+

Hidrelétrica São Domingos: 10 anos

Nesta quarta-feira (14.06), a Hidrelétrica São Domingos completa dez anos de operação comercial. Situada no rio Verde, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, na região Nordeste do Mato Grosso do Sul, a usina conta com duas unidades geradoras que garantem a potência total instalada de 48 MW. A energia gerada pelo empreendimento equivale ao atendimento de cerca de 270 mil consumidores.

 

Desde sua entrada em operação, em 2013, a hidrelétrica vem recebendo melhorias em suas instalações, com a implantação de novos sistemas, proporcionando ainda mais eficiência e segurança. Para celebração do aniversário da UHE São Domingos, foi promovida uma visita institucional ao empreendimento e diálogo com empregados, em Água Clara, nessa terça-feira (13.06). O encontro contou com a presença do diretor-presidente, Cleicio Poleto Martins, e do diretor de Operação e Manutenção, Ildo Wilson Grüdtner. No dia 14, a comitiva de gestores participa de visita institucional e encontro com empregados na Regional de Manutenção do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.


Sustentabilidade

O investimento no desenvolvimento socioambiental e relacionamento com comunidades na região do entorno de empreendimento é uma prioridade para a CGT Eletrosul. Entre as ações sustentáveis desenvolvidas na área de influência da UHE São Domingos, estão os programas de Educação Ambiental; Transposição e Monitoramento de Peixe; Prevenção e Controle de Erosão e Assoreamento do Reservatório; Reflorestamento da Área de Preservação Permanente (APP) do Reservatório; Monitoramento da Flora e da Qualidade da Água; além de outras atividades.

 

Estrutura

Com 32 metros de altura e 1.805 metros de comprimento, a barragem da UHE São Domingos forma um reservatório com área de aproximadamente 19 km² e volume de 131 milhões de metros cúbicos. O canal, de 400 metros de comprimento por 6 metros de profundidade, e todo o barramento são revestidos em manta de polietileno de alta densidade.

Diferente de empreendimentos que utilizam métodos convencionais com concreto ou solo argiloso protegido por rochas, São Domingos foi a primeira usina hidrelétrica do Brasil a adotar essa técnica no barramento, que viabilizou a construção do reservatório em terreno arenoso, característico da região. O escoamento da energia é realizado por uma linha de transmissão (138 kV) de 53 quilômetros até a Subestação Água Clara, pertencente à Energisa, conectando a usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

A hidrelétrica é telecontrolada pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico da CGT Eletrosul, em Florianópolis (SC), e recebe suporte do Centro de Manutenção e Apoio à Operação da Usina Hidrelétrica São Domingos. A Regional de Manutenção do Mato Grosso do Sul também auxilia nas atividades desempenhadas no empreendimento.

 

CGH Cachoeira Branca 

Foi concluída a etapa de ensaios de comissionamento sem carga da Central de Geração Hidrelétrica Cachoeira Branca. O novo empreendimento, que aproveita a vazão sanitária remanescente da UHE São Domingos e está instalado à jusante da barragem, tem potência instalada de 1,05 MW. O investimento é da ordem de R$ 13,3 milhões.

Usina São Domingos (Foto: Luciano Augusto Martinhago) 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube