Subestação

  A- A+

Tanques de zona de raízes

 

Os Tanques de Zona de Raízes constituem-se em um leito cultivado, no qual as águas residuárias entram em contato com as raízes de plantas que promovem a liberação de oxigênio e favorecem o desenvolvimento de bactérias que fixam nutrientes (principalmente nitrogênio e fósforo) para a síntese vegetal, proporcionando redução da carga orgânica dos efluentes. Assim, este sistema de tratamento de esgoto doméstico, pode evitar a poluição das águas superficiais e subterrâneas, e possibilitar o reúso de águas, utilizando os efluentes tratados para demandas não potáveis. Além disso, os leitos cultivados construídos são unidades de tratamento que tentam reproduzir sistemas biológicos naturais, dispensam o consumo de energia elétrica, reagentes químicos e equipamentos mecânicos, além de não gerarem odores desagradáveis.

A Figura abaixo destaca um corte transversal de um dos leitos cultivados construídos na Casa Eficiente, onde é possível observar a constituição de suas camadas. Este leito cultivado é composto por camadas de casca de ostra (resíduo da maricultura local), saibro, areia e casca de arroz.

 

Trecho em corte do tanque de Zona de Raízes.

 
É necessário haver uma limpeza periódica do tanque, com a substituição do substrato, devido à concentração de poluentes e colmatação dos interstícios inter-granulares do leito.
 
Os tanques foram construídos em concreto impermeabilizado para impedir infiltrações. A espécie vegetal adotada foi o junco  Zizanopsis bonariensis brás ., uma espécie nativa.
 
Foram construídos dois tanques independentes: um com 2,00 por 3,20 metros, para os efluentes do vaso sanitário e da pia de cozinha e outro com 2,00 por 4,20 metros, para os efluentes dos demais pontos de utilização. Convém salientar que o dimensionamento de cada tanque depende de características que são específicas de cada projeto, tais como o volume de efluentes produzido e a demanda a ser atendida. Quanto à forma, o tanque ou wetland pode integrar-se estaticamente ao projeto paisagístico, de acordo com a concepção do projetista.
 
  Reúso da água
 
 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube