Megawatt

  A- A+

Uso racional da água

 

 

Além da utilização de estratégias  visando ao conforto e economia de energia, este projeto também conta com medidas de conservação da água, como a utilização de equipamentos economizadores, aproveitamento de água de chuva e reúso de águas.

 
O sistema hidráulico da casa foi desenvolvido com o aproveitamento de água pluvial e utilização de efluentes (de águas cinza provenientes de lavatório, lavagem de roupa e chuveiro) após tratamento biológico por zona de raízes. Na Casa Eficiente também se priorizou a utilização de dispositivos economizadores de água e de instalações aparentes, o que facilita o acesso para futuras reformas e também o uso didático.
 
Com o objetivo de racionalizar e economizar nas instalações, as áreas molhadas da casa estão concentradas na fachada oeste. Estas áreas, que geralmente apresentam baixa permanência, funcionam também como barreira radiante, protegendo os ambientes de maior permanência (sala e quartos) da incidência direta da insolação.
 
As águas pluviais coletadas e as águas cinza tratadas são utilizadas exclusivamente com finalidades não-potáveis. O sistema hidráulico da Casa Eficiente apresenta três reservatórios superiores (caixas d’água): (1) de água pluvial, (2) de efluentes tratados (de águas cinza provenientes de lavatório, tanque, maquina de lavar roupa e chuveiro) e (3) de água potável da rede de abastecimento. Os sistemas hidráulicos são completamente independentes, conservando a qualidade da água potável.


 

 

  Sistemas complementares
 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube