Subestação

  A- A+

Inércia e isolamento térmico

 

 
O isolamento térmico e uso de inércia térmica objetivou a redução dos ganhos térmicos nos períodos de desconforto por calor e perdas térmicas nos períodos de desconforto por frio. Todas as paredes da casa são duplas, com espessura de 25cm, em tijolo cerâmico maciço, com uma camada interna de manta de lã de rocha para isolamento térmico das superfícies verticais, diminuindo assim as amplitudes térmicas internas. Foram instaladas esquadrias de vidro duplo, assegurando o isolamento térmico das vedações, e utilizadas persianas externas de PVC, permitindo sombreamento diurno e ventilação noturna.
 
 
  1. Visor localizado na parede da sala de jantar: "camadas" constituintes da parede externa: tijolo maciço + lã de rocha + tijolo maciço.
  2. Esquadria com vidros duplos e persianas externas de PVC - quarto de solteiro.
   
A cobertura é um elemento de grande influência nos ganhos e perdas térmicos de uma residência, pelo fato de estar mais exposta à insolação. As coberturas inclinadas possuem telha cerâmica clara e apresentam camada interna em manta de lã de rocha e camada de isolamento refletivo, o que garante a redução dos ganhos térmicos diurnos e das perdas noturnas.
 
Também se optou pelo uso de teto-jardim em alguns ambientes (quarto de solteiro, banheiro, serviço e acesso externo na área sul), divulgando a estratégia e tornando possível a avaliação do seu desempenho térmico através de monitoramento das temperaturas superficiais internas e externas.
 
 
  Estudo de insolação
 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube