Subestação

  A- A+

Seleção dos materiais construtivos

 

 

No processo de projeto, antes mesmo da formação da primeira imagem mental, foi realizada uma pesquisa sobre materiais de baixo impacto ambiental, de reaproveitamento ou reciclagem, para seleção dos componentes do “envelope” construtivo, principalmente as paredes e coberturas.
 
Buscou-se adotar materiais que permitissem sua aplicação em seu estado natural de cor e características físicas, estabelecendo uma linguagem arquitetônica integrada com a natureza, procurando empregar conceitos de arquitetura orgânica definidos pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright em seu artigo In Cause of Architecture, publicado pela primeira vez na revista Architecture Record em 1908 (ALOFSIN, 1994).
 
Optou-se pelo uso de telhas e tijolos maciços cerâmicos aparentes, que são abundantes na região de Santa Catarina, o que incentiva a produção local e diminui gastos energéticos com transporte.
 
Peças de madeira laminada de pinus e eucalipto autoclavado também foram empregadas. Além disso, os resíduos do entulho resultante do antigo piso existente no local foram utilizados como agregado para a fabricação das peças de concreto, as quais constituem a rampa externa da Casa Eficiente.
  Variáveis Climáticas

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube