Usina

  A- A+

Análise Bioclimática

 

 

O primeiro passo para se elaborar um projeto arquitetônico visando o conforto ambiental e a eficiência energética é conhecer as características climáticas do local onde a edificação será construída.
 
O projeto da Casa Eficiente foi desenvolvido para a cidade de Florianópolis, Santa Catarina, adequando-se às características climáticas específicas, levando em consideração, também, o entorno próximo ao local de execução da obra, conforme será descrito a seguir.
 
O clima da região é definido segundo NIMER (1979), como Tropical Temperado subsequente, super úmido, apresentando verão quente e inverno ameno, sub-seco.
                                                   

     Localização da CGT Eletrosul             Área destinada à construção da Casa Eficiente 

   

Localização

A Casa Eficiente foi construída no pátio da sede da CGT Eletrosul, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Esta área apresenta grande potencial de aproveitamento de energia fotovoltaica, por estar aberta (sem obstáculos) à insolação norte. A vegetação local foi aproveitada para a criação de ambientes de transição externos bastante agradáveis, junto com as novas espécies introduzidas. Também é uma área bastante aberta aos ventos, proporcionando boas opções para o seu aproveitamento. Nas figuras abaixo são apresentadas vistas do local antes e após a construção da Casa Eficiente.

 

                2                 3 

 

                5                 6 

 

  1. Vista do terreno antes da contrução, observando-se o campus da UFSC ao fundo.
  2. Vista da fachada sul da Casa Eficiente, destacando-se o espelho d`agua. 
  3. Vista do terreno antes da construção, observando-se a área recreativa da ELASE ao fundo. 
  4. Vista da fachada Leste da Casa Eficiente, observando-se as janelas dos quartos.
  5. Vista do terreno antes da construção, observando-se o estacionamento da CGT Eletrosul ao fundo.
  6. Vista da fachada Norte da Casa Eficiente.       

 

Tendo em vista os objetivos do projeto, uma das premissas básicas consideradas foi o desenvolvimento de soluções arquitetônicas voltadas para o melhor aproveitamento dos condicionantes climáticos locais (radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar e ventos): aproveitamento dos ventos predominantes no verão, barreiras contra os ventos frios no inverno, orientação e inclinação dos telhados definidos para melhor aproveitamento da radiação solar, para geração de energia e aquecimento de água.

 
Dessa forma, destaca-se a importância da caracterização climática local para apoiar as decisões arquitetônicas, devido à relação com o conforto, identificando-se as estratégias de projeto mais adequadas. A seguir serão apresentadas características climáticas importantes que influenciam diretamente na seleção das estratégias a serem incorporadas ao projeto arquitetônico.
  Programa de Necessidades

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube