8 de jun. de 2022 XXVI SNPTEE: especificação de unidades monofásicas transformadoras

Prosseguimos com os assuntos abordados no XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). Repercutiremos o segundo trabalho de empregados da CGT Eletrosul, selecionado para apresentação em grupos de estudos do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil).

Trata-se do artigo “Especificação de Unidades Monofásicas Transformadoras com Compartilhamento de Tecnologias Shell e Core Type – operação com capacitâncias, impedâncias e curvas de saturação distintas”. O autor é o engenheiro eletricista Orlando José Rothstein, com a co-autoria dos engenheiros eletricistas Pedro Peroni e Ricardo Soares Salengue, do Departamento de Engenharia do Sistema, Rafael Eduardo Schneider Ristow, do Departamento de Gestão da Manutenção do Sistema, e do ex-empregado Ricardo Antunes. A apresentação ocorreu em 17 de maio, no grupo de Desempenho dos Sistemas Elétricos.

O trabalho teve por objetivo divulgar a especificação de novas unidades transformadoras para substituição de antigas na CGT Eletrosul. Durante o desenvolvimento do estudo, foram elaboradas simulações a fim de verificar a viabilidade de substituição e operação conjunta dos equipamentos com especificações antigas (tecnologia Shell type) por unidades com padrão atual (Core type), utilizada nos novos bancos de transformadores da empresa.

Orlando Rothstein apresentou trabalho no XXVI SNPTEE
(Foto: Fabio Vieira)