Usina

9 de jun. de 2022 Trabalho de monitoramento de aves no sistema de transmissão

O monitoramento da fauna voadora é uma atividade que contempla a execução das ações ambientais do sistema de transmissão da CGT Eletrosul, no Rio Grande do Sul. A logística de operação para o monitoramento abrange dez linhas de transmissão e 13 subestações, totalizando em seu conjunto, aproximadamente, 439 quilômetros de LTs. O serviço é executado por uma empresa contratada que, desde 2021, realiza as inspeções sazonais ao longo do perímetro.

Após o término das campanhas de inverno, primavera e verão, segue em andamento a campanha de outono, com encerramento previsto para o dia 19 de junho. Os estudos são realizados em atendimento à Licença de Operação expedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A atividade, de grande relevância para a biodiversidade local, justifica-se pelos reflexos ambientais das linhas de transmissão e suas estruturas associadas (torres e subestações).

Além disso, há a implicação da presença das aves na qualidade do escoamento da energia. Os animais eventualmente fazem ninhos e podem danificar as estruturas responsáveis pela transmissão, acarretando interrupção de fornecimento e potenciais acidentes. A fim de buscar soluções, dados quantitativos relacionados aos ninhos presentes nas estruturas das linhas seguem sendo coletados com o objetivo de viabilizar ações de mitigação sobre as estruturas dos empreendimentos.

Inspeções de fauna voadora durante campanha de outono (Fotos: Arvut Meio Ambiente)